Home » CiĂȘncia & Tecno » A Ford lança CĂąmara Frontal de VisĂŁo a 180Âș

A Ford lança CĂąmara Frontal de VisĂŁo a 180Âș

A Ford Motor Company estĂĄ a introduzir uma nova tecnologia com cĂąmara, que permite aos condutores ter visĂŁo de 180Âș nos cruzamentos, reduzindo o stress e evitando as colisĂ”es.

Ford 180 degree Front Split View Camera Graphic1 _abA CĂąmara Frontal de VisĂŁo a 180Âș, que jĂĄ estĂĄ disponĂ­vel como opção no novo Ford S-MAX e Galaxy, mostra ao condutor uma visĂŁo a 180Âș na frente do veĂ­culo, usando uma cĂąmara de vĂ­deo na grelha.

Num cruzamento sem visibilidade ou à saída de uma garagem, esta cùmara permite que o condutor veja os veículos, peÔes ou ciclistas que se aproximam.

“JĂĄ todos experienciĂĄmos estas situaçÔes, e nĂŁo sĂŁo apenas os cruzamentos sem visibilidade que podem ser stressantes, por vezes, uma ĂĄrvore frondosa, ou arbustos podem ser o problema”, diz Ronny Hause, engenheiro de Sistemas ElectrĂłnicos de AssistĂȘncia ao Condutor da Ford Europa, cuja equipa trabalhou no projecto em estreita colaboração com os seus homĂłlogos norte-americanos.
“Para alguns, a simples saĂ­da da garagem Ă© um desafio. Tal com as cĂąmaras de visĂŁo traseira, a CĂąmara Frontal de VisĂŁo a 180Âș Ă© uma tecnologia que as pessoas vĂŁo de imediato pensar como Ă© que podiam viver sem elas.”

A tecnologia pioneira no segmento Ă© activada com o premir de um botĂŁo. Uma cĂąmara de 1 megapixel na grelha dianteira permite aos condutores ter uma visĂŁo em tempo real de 180 graus – para a esquerda e para a direita, no ecrĂŁ tĂĄctil a cores de 8 polegadas do veĂ­culo.

Os condutores podem identificar os transeuntes que se aproximam de ambos os lados e que passam na frente do veĂ­culo. A cĂąmara, apenas com 33 milĂ­metros de largura, Ă© mantida limpa por um jacto de lavagem retrĂĄctil especialmente projectado que opera automaticamente quando o limpa pĂĄra-brisas Ă© activado.

Os dados obtidos pelo projecto SafetyNet do Observatório Europeu de Segurança Rodoviåria indicaram que aproximadamente 19 por cento dos condutores envolvidos em acidentes em cruzamentos tiveram obstruçÔes à visibilidade*. O Departamento de Transportes do Reino Unido afirmou que em 2013, 11 por cento de todos os acidentes rodoviårios tiveram origem em factores externos que afectaram a visão. **

“TestĂĄmos a CĂąmara Frontal de VisĂŁo a 180Âș desde o nascer ao por do sol, em todos os tipos de estradas, ruas urbanas congestionadas e ĂĄreas com muitos ciclistas e peĂ”es”, disse Hause. “Abordar tĂșneis, ruas estreitas e garagens em todas as condiçÔes de luz tambĂ©m significou que podĂ­amos assegurar que a tecnologia funcionava bem mesmo quando a luz do sol incidia directamente na cĂąmara.”

Alguns modelos da Ford, incluindo os novos S-MAX e Galaxy jĂĄ oferecem a tecnologia de CĂąmara de VisĂŁo Traseira que ajuda os condutores a manobrar o veĂ­culo em marcha atrĂĄs, o sistema de Alerta de TrĂąnsito Cruzado, que utiliza sensores traseiros para alertar os condutores que estejam a sair de marcha atrĂĄs de um lugar de estacionamento, de veĂ­culos que estĂŁo prestes a cruzar atrĂĄs deles.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.