O Destacamento Territorial da GNR de Portimão, apreenderam na passada segunda e terça feira, cerca de 100 quilos de haxixe, estupfaciente provavelmente originario de Marrocos, no âmbito de ações de patrulhamento intensificado, ao longo da costa algarvia.
Segundo a nota da GNR, estas ações foram realizadas no contexto do agravamento das condições climatéricas verificadas no início do ano, o que motivou o reforço das operações de vigilância com o objetivo de detetar e responder a possíveis largadas na orla marítima.
No dia 6 de janeiro, durante uma ação de patrulhamento na praia dos Rebolos/Burgau, militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão identificaram um objeto volumoso próximo da rebentação. Após a devida inspeção, foi confirmado tratar-se de um fardo de serapilheira com produto estupefaciente no seu interior.
Ainda no mesmo dia, o Comando Territorial da GNR de Faro, através do Destacamento Territorial de Portimão, recebeu uma denúncia relativa à presença de um outro fardo de serapilheira na praia da Mareta/Sagres. No local, os militares confirmaram a existência do segundo fardo com produto estupefaciente, acompanhado por um jerricã com 25 litros de combustível.
A 7 de janeiro, foram encontrados vários pacotes junto à rebentação na praia do Vale de Lapa/Lagoa, pelos militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, os quais também continham produto estupefaciente.
A operação foi conduzida de forma coordenada pela UCCF e pelo Comando Territorial de Faro, envolvendo equipas de patrulhamento terrestre e marítimo nas áreas costeiras mais relevantes da região algarvia. A articulação operacional entre as unidades foi determinante para o sucesso da ação, evitando que o produto estupefaciente fosse introduzido no mercado ilícito.