Home » Atualidade » Internacional » A GNR já resgatou este ano mais de 2 mil migrantes na Grécia

A GNR já resgatou este ano mais de 2 mil migrantes na Grécia

A Guarda Nacional Republicana (GNR), já resgatou este ano na Grécia, 2 108 migrantes, no âmbito das operações da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX). A GNR destacou nestas operações de socorro desde 2009, cerca de 537 militares, dos quais 113 em 2018.

Segundo dados daquela força de segurança portuguesa, em 2017 foram resgatadas 1099 pessoas, tendo ainda realizado 10.405 horas de patrulhamento, percorrido 90.575 Km e navegado 12.895 milhas náuticas.

Este ano, a GNR, está presente na Grécia, mas também na Croácia, Polónia, Itália, Bulgária e Espanha, onde desempenha missões de segurança em missões de vigilância, busca e resgate marítimo, com o empenhamento de duas embarcações, uma lancha de patrulhamento e vigilância e uma embarcação de alta velocidade; Vigilância terrestre e apoio ao controlo das fronteiras, desenvolvidos por binómios de segurança e intervenção e binómios de busca e socorro, bem como através do patrulhamento com recurso a veículos todo-o-terreno, sendo que na Grécia os veículos empenhados são dotados de câmaras de visão térmica (Thermo Vision Vehicle); Investigação criminal, com a recolha de impressões digitais e registo dos migrantes, para efeitos de asilo, e verificação de viaturas suspeitas de viciação e de furto.

 

A participação da GNR nestas missões tem como principal objetivo prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.