Home » Atualidade » Mundial » A GNR trava rede que traficava bebidas não alcoólicas
A GNR trava rede que traficava bebidas não alcoólicas

A GNR trava rede que traficava bebidas não alcoólicas

A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR, desmantelou uma rede criminosa que se dedicava à introdução bebidas não alcoólicas, que eram comercializadas de forma ilícita em Lisboa, Setúbal e Santarém.

Esta ação realizada pelo Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Lisboa, apreendeu ontem, 5 de maio, mais de 63 mil litros de bebidas não alcoólicas, desmantelando a rede que se dedicava à sua comercialização.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de ano e meio e que incidiu numa rede criminosa com dimensão internacional que se dedicava à introdução de bebidas adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes, em território nacional, os militares da Guarda levaram a cabo diligências policiais que permitiram desmantelar esta rede.

No decorrer da investigação foi possível apurar que a rede criminosa procedia à aquisição de quantidades avultadas de Bebidas Não Alcoólicas (BNA) em Espanha, em regime de suspensão de imposto, desrespeitando as regras de circulação previstas para este tipo de produtos, dado que a importação não era feita para um operador detentor de estatuto autorizado, sendo depois introduzidas no circuito económico sem a respetiva apresentação às estâncias aduaneiras competentes.

Foi dado cumprimento a 28 mandados de busca, nove domiciliárias e 19 em empresas, armazéns e anexos, que culminaram na apreensão de diverso material, destacando-se:

· 63 596 litros de bebidas adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes;

· Diversa documentação fiscal e bancária;

· Diversos equipamentos informáticos;

· 2 870 euros em numerário.

O valor comercial das bebidas não alcoólicas apreendidas é de cerca de 140 mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado de cerca de 40 mil euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo do Álcool e Bebidas Alcoólicas e as adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes (IABA) e Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Foi ainda possível apurar-se que as bebidas adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes eram colocadas no mercado abaixo do preço de custo, gerando assim uma concorrência desleal entre operadores e uma adulteração grave do mercado nacional nesse setor.

No decorrer da ação foram constituídos dez arguidos, nomeadamente sete pessoas e três empresas, as quais obtiveram uma vantagem patrimonial ilícita de, pelo menos, meio milhão de euros, encontrando-se indiciados pela prática dos crimes de fraude fiscal qualificada e introdução fraudulenta no consumo qualificada.

A ação contou com o reforço de 80 militares da Unidade de Ação Fiscal e do Comando Territorial de Lisboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.