Home » Atualidade » Nacional » A Junta da Extremadura promove a região em Lisboa
A Junta da Extremadura promove a região em Lisboa
A Junta da Extremadura promove a região em Lisboa

A Junta da Extremadura promove a região em Lisboa

logo-experimenta-extremadura-_abA Junta da Extremadura promove de 24 a 28 de outubro na capital portuguesa, a iniciativa “Experimenta Extremadura”, um projeto do Governo Regional daquela região espanhola, que pretende despertar o interesse e conhecimento da Extremadura em Portugal, partilhando o que de melhor ali se faz.

A “Extremadura fica ainda mais perto de Lisboa” será o tom da campanha que ao longo da semana tem previstas iniciativas culturais e gastronómicas, ações promocionais e até um passatempo no Facebook com o objetivo de mostrar os atrativos que fazem da Extremadura um destino único.

Guillermo Fernández Vara, Presidente do Governo Regional da Extremadura convida “A Extremadura é a região espanhola que mais quilómetros de fonteira partilha com Portugal e fez desta vizinhança um dos pilares fundamentais da sua estratégia de futuro: aprofundar na cooperação, torná-la mais eficiente e que beneficie a cidadania. Para que esta colaboração prospere é fundamental conhecermo-nos mais e melhor, razão pela qual a Extremadura traz a Lisboa uma pequena amostra de uma região por descobrir, uma terra para desfrutar com todos os sentidos. Uma experiência com a que pretendemos reforçar ainda mais as nossas relações e convidar os portugueses a conhecer-nos melhor”.

Na terça-feira, dia 25 de outubro, pelas 18h30, terá lugar o XIV Encontro de Vinhos Extremadura-Alentejo, no restaurante do piso 7 do El Corte Inglés de Lisboa. Trata-se de um concurso de vinhos no qual participam produtores de duas regiões fronteiriças de Portugal e Espanha com grande tradição vitivinícola. Os melhores vinhos do Alentejo e da Extremadura serão selecionados por enólogos de ambos os países e distinguidos com os prémios Arabel, organizados pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola e a Extremadura Avante.

No dia seguinte, 26 de outubro, pelas 18h00, acontece o Encontro de Escritores Extremadura – Portugal, na Fundação José Saramago. Será levada a cabo uma mesa redonda que abordará as relações atuais e históricas entre as literaturas portuguesa e extremenha. Participam neste encontro Antonio Sáez, escritor e professor da Universidade de Évora; Juan Ramón Santos, escritor e presidente da Associação de Escritores Extremenhos; María Jesús Fernández, professora da Universidade da Extremadura; Fernando Pinto do Amaral, poeta, crítico literário e professor; João de Melo, escritor, professor e colaborador de publicações literárias; Inês Pedrosa, escritora, tradutora e colaboradora em diversos meios de comunicação. O moderador será Eduardo Moga, escritor e diretor da Editora Regional da Extremadura e coordenador do Plano de Fomento da Leitura da região.

Em seguida, pelas 19h20, será feita a Apresentação do n.º 6 da Revista Suroeste, uma publicação única e singular que se tem vindo a consolidar como ponto de encontro e de união das diferentes expressões da literatura ibérica. Participam neste momento Antonio Sáez, diretor da revista Suroeste, Javier Rioyo, diretor do Instituto Cervantes de Lisboa e Ângela Fernandes, professora da Universidade de Lisboa. Imediatamente terá lugar uma atuação musical, ainda na Fundação José Saramago, do músico e poeta extremenho José Manuel Diez, Duende Josele.

Este dia encerra com chave de ouro, com a atuação de Javier Conde, o “miúdo revelação” da guitarra flamenca, que apresenta no Teatro da Trindade o espetáculo “El flamenco y su vibrante mundo”. Reconhecido pelo seu respeito pelos mestres e pelo seu próprio “compás” flamenco, adivinha-se que Javier Conde venha a ser um dos grandes pilares da guitarra e do flamenco no mundo. No espetáculo que apresenta pela primeira vez em Lisboa serão interpretados alguns dos estilos mais representativos do flamenco.

Na quinta-feira, dia 27 de outubro, na ação “De la cocina extremeña tradicional a la vanguardia” a Extremadura apresenta-se na Escola de Hotelaria de Lisboa como destino gastronómico pela mão do Chef estremenho Juan Manuel Salgado, vencedor do concurso Bocuse D’or Espanha em 2015. Masterclass, showcooking e outras atividades vão mostrar a cozinha desta região, as suas tradições, a sua cultura e a passagem a uma cozinha de vanguarda. Tudo isto com produtos “Alimentos de Extremadura”.

Para os internautas, de 24 a 28 de outubro, vai estar a decorrer um passatempo na página de facebook da Turespaña, que vai levar o vencedor numa viagem por “Los Barruecos”, Cáceres e Trujillo, cenário das gravações da 7ª temporada da série norte americana Game of Thrones.

Ainda inserido na Experimenta Extremadura realizam-se, de 21 a 30 de outubro no Supermercado El Corte Inglés em Lisboa, ações de promoção e degustação de produtos da região.

O projeto Experimenta Extremadura é da responsabilidade do Governo Regional da Extremadura e conta com as colaborações da Embaixada de Espanha, Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola, Instituto Cervantes, TurEspaña, El Corte Inglés, Escola de Hotelaria de Lisboa, Flamenco Atlântico e Fundação José Saramago.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.