Home » Ambiente & Natureza » A LIXOTECA® sensibiliza para o Meio Ambiente em Felgueiras
O projeto LIXOTECA® foi desenvolvido pela SUMA

A LIXOTECA® sensibiliza para o Meio Ambiente em Felgueiras

Constituindo-se como um projeto interativo composto por atividades multimédia e de exploração sensorial. A LIXOTECA® é uma unidade móvel que permite a todos os que a visitam, a aprendizagem e o treino das competências ambientais e cívicas.

A LIXOTECA® esteve no Município de Felgueiras com coloridas e animadas aventuras pelos Mundos do Lixo e da Cidadania. Entre os dias 24 e 28 de março 600 alunos de escolas do 1º ciclo do município puderam participar neste projeto de Educação Ambiental desenvolvida pela SUMA, em pareceria com Associação de Municípios do Vale do Sousa e com a Câmara Municipal de Felgueiras.

Suportada numa viatura de grandes dimensões decorada e transformada em Unidade Móvel de Sensibilização, este projeto possibilita Viagens ao Mundos dos Lixos sensibilizando e educando para a preservação do Meio Ambiente, e incentivando as crianças a uma postura de participação cívica. O seu interior repleto de suportes multimédia e actividades de exploração sensorial, que têm como objetivo captar atenções e provocar o envolvimento dos destinatários, permite a apreensão de conceitos e rotinas quotidianas do bom cidadão ecológico através da experimentação.

A abordagem a temáticas como a Triagem na origem, a Política dos 5 Rs, a Recolha de Resíduos volumosos (Monstros) e o Acondicionamento e Deposição de pequenos lixos e a ligação que se estabelece com os conteúdos curriculares associados às competências de Cidadania, proporciona momentos de verdadeira “realidade virtual” aos seus visitantes. Transmitindo a ideia base do projeto, ser um “bom produtor” de lixo é apenas uma das vertentes de aprendizagem das competências individuais que se pretende veicular através de uma ação pedagógica que remete para a exploração das práticas de Cidadania Ativa e da auto e hetero-fiscalização, quer no plano Ambiental, quer nos planos da Prevenção Rodoviária e de aquisição de regras de comportamento social.

O projeto LIXOTECA® foi desenvolvido pela SUMA e conta já com um década de atividade e itinerância por todo o território nacional, tendo visitado mais de 50 Municípios e proporcionado viagens a 300 mil passageiros.

Partilhe:
Constituindo-se como um projeto interativo composto por atividades multimédia e de exploração sensorial. A LIXOTECA® é uma unidade móvel que permite a todos os que a visitam, a aprendizagem e o treino das competências ambientais e cívicas. A LIXOTECA® esteve no Município de Felgueiras com coloridas e animadas aventuras pelos Mundos do Lixo e da Cidadania. Entre os dias 24 e 28 de março 600 alunos de escolas do 1º ciclo do município puderam participar neste projeto de Educação Ambiental desenvolvida pela SUMA, em pareceria com Associação de Municípios do Vale do Sousa e com a Câmara Municipal de Felgueiras.…

Review Overview

User Rating: 4.63 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.