Home » Economia » Negócios » A MDS apresenta riscos e soluções no Portugal Exportador
Mário Vinhas, Deputy Country Manager da MDS Portugal
Mário Vinhas, Deputy Country Manager da MDS Portugal

A MDS apresenta riscos e soluções no Portugal Exportador

As Empresas exportadoras e internacionalizadas, podem ter a sua continuidade ameaçada se não se protegerem contra os riscos a que estão expostas, são conclusões da Corretora de Seguros MDS, no evento Portugal Exportador, que se realiza hoje em Lisboa

As empresas portuguesas exportadoras ou com operações no estrangeiro, tem necessidade de proteger os seus ativos pessoais e patrimoniais, contra os riscos a que estão expostas sob pena de verem a sua atividade afetada em caso de sinistros.

A Contratação de seguros adequados é considerada fundamental, para garantir sustentabilidade das empresas e aumentar probabilidade de sucesso.

Entre os principais riscos associados à exportação e à internacionalização que as empresas têm de ter em atenção e proteger estão os Legais e Regulatórios; Políticos; Continuidade do Negócio; Colaboradores; Crédito; Responsabilidades diversas; Entrega dos produtos; Cyber Risk; Perdas cambiais; Transferência de divisas; Políticas Aduaneiras ou Defesa da Marca e da Propriedade Intelectual.

Se os programas de seguro construídos para o efeito não forem corretamente pensados e projetados, a empresa pode incorrer em multas e processos judiciais contra a organização, e consequentemente, contra a sua própria gestão, podendo inclusive por em causa a continuidade do negócio e da empresa.

Mário Vinhas, Deputy Country Manager da MDS Portugal, afirma que: “As empresas exportadoras e internacionalizadas têm nos mercados externos muitas oportunidades de crescimento, mas também necessitam de proteger os seus ativos e as suas pessoas, mitigando e transferindo os riscos a que estão expostos. A consultoria de riscos e a contratação de seguros adequados é fundamental para assegurar o desenvolvimento sustentável do negócio e garantir que a solidez e perenidade das empresas não é posta em causa por uma aposta no crescimento internacional”.

Segundo dados do INE, Portugal tem cerca de 20 mil empresas exportadoras, sendo a maioria empresas de pequena e média dimensão. No terceiro trimestre do ano o PIB português registou um aumento de 1,6%, tendo-se verificado uma aceleração mais expressiva das exportações de bens e serviços. Em setembro de 2016, as exportações de bens aumentaram 6,6%, sendo que esse crescimento ascendeu a 7,8% excluindo combustíveis e lubrificantes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.