Home » Cultura » Livros » A Meditação e os benefícios na Saúde
A Meditação e os benefícios na Saúde

A Meditação e os benefícios na Saúde

Quando há uma falha na memória (falha na comunicação interna entre neurónios) falham as referências – nesta falta de referências fica um espaço em “branco” como se o cérebro se tivesse, por momentos, “apagado”.

É assim óbvio, que é a referência do passado que nos coloca no presente. Contudo, caso vivêssemos apenas o momento presente, viveríamos na eternidade, já que o que nos retira da perenidade é a projecção no passado. Temos dificuldade em viver só o momento presente, e fica-se perdido se essa referência com o passado for cortada.

No entanto, a evolução do cérebro ou da mente, dentro de um contexto da evolução espiritual humana é feita, de facto, através da purificação mental, que implica o descartar de memórias inúteis e, contrariamente ao que se possa pensar, ganhar-se ainda mais Consciência – essa Consciência é que nos mantém no momento presente, sem que o passado ocupe um espaço relevante na mente.

Passa o Ser, a ser Consciência, porque é ela que contém a soma da sua identidade e ao ser-se consciente disto, o qual requer um caminho espiritual consciente, não se sofre então, o medo de falhas de memória (o conceito não é esse), mas obtém-se mais “espaço” na mente para acolher a plenitude de Consciência, a perene.

Desta forma, não se trata de um problema patológico para ser tratado clinicamente, mas uma realidade de identidade humana na sua evolução, onde as memórias não foram destruídas, mas “armazenadas” (caso seja necessário alguma recordação, elas estão lá para que possam ser buscadas) pelo que estando passivas, não constituem obstáculos a novos conhecimentos e vivências, às quais o cérebro se tem de adaptar constantemente, permitindo assim à mente alcançar horizontes de compreensão mais vastos. O cérebro tem a capacidade de se adaptar, de procurar soluções. Por exemplo, quando o cérebro sofre alguma lesão, os circuitos internos transferem para outras áreas, as acções que lhe estão interditas na área lesada.

Quantas pessoas, principalmente as mais idosas, ao terem falha de memória se convencem que têm um problema mental devido à idade, quando na realidade, no seu cérebro se está a dar uma reestruturação. Pensar que já é um problema consequente da idade é que pode constituir um problema grave, recorrendo a medicação, e esse problema vai ocupar o seu cérebro, criando ainda mais problemas e angústias que não terão mais fim em suas consequências. De facto, a ignorância (falta de conhecimento) é que gera o sofrimento. A vida está nas nossas mãos, que o mesmo é dizer está nas nossas mentes.

Em determinada altura de expansão da Consciência, assimilando-se a inteligência Pura e vivendo-se os valores já adquiridos como um ganho irreversível, passa o Ser a viver noutra dimensão, talvez impossível de verbalizar no sentido do entendimento comum, que o que resta da memória dos valores antigos e primários já não têm expressão relevante – reduzidos a um “canto” do espaço cerebral, sem importância. Os novos valores vão-se implementando na Mente – Consciência, e a pouco e pouco nasce um novo ser, reestruturado numa nova forma mental, psíquica e espiritual, onde de facto as memórias primárias e inúteis não têm lugar, “apagaram-se”.

Na área da Neurologia dizem os estudiosos, que fazer previsões é ser criativo, ou que a criatividade está na previsão. Porém, previsões são formas ou estados que ocorrem afinal constantemente na mente, pois para além da impermanência do pensar, estamos sempre a prever ou a inventar problemas, na maior parte das vezes quando eles não existem, especulando ou imaginando situações com medo do que o próximo momento nos possa trazer.

Isto não é criatividade mas expectativa, seja com receios, seja com antevisões de felicidade, daquilo que nos espera a todo o momento.

Vivemos sob a imprevisibilidade e subconscientemente tentamos prever ou antever cada momento, numa defesa mental para não sermos apanhados desprevenidos. Contudo, a criatividade é muito mais do que isso.

A criatividade resulta da regeneração mental (o sono é a forma natural de regeneração), mas a Meditação, por exemplo, permite essa regeneração constante da Mente-Consciência, onde os desafios da vida no momento decisivo são enfrentados com uma renovação de ânimo, coragem e força resultante da clareza mental, adquirida pela subtil paragem da mente ao meditar. Surgem então, naturalmente as compreensões mais profundas internas, ou até a resolução de algum problema (geralmente é feito pelo esforço mental e maior parte das vezes sem sucesso), diluindo-se por si mesmo numa sabedoria própria, que vem da Alma e não do esforço, acabando por sobressair a paz pelo problema resolvido, que ao ser retirado da mente, deixa novas compreensões na bagagem da sua própria realização.

Isto é, criatividade. Neste estado de calma mental e de maior lucidez, podem então, surgir inspirações de todo o tipo: elaborar algum projecto, iniciação na arte de escrita e pintura ou a obtenção de compreensões alargadas ao conceito da vida e do universo – o que resulta numa felicidade interna – isto é criatividade. A criatividade é uma regeneração de ideias, uma renovação mental que, especialmente, a prática da Meditação permite: uma constante renovação do pensar.

São as compreensões pessoais sobre nós mesmos, sobre a vida e os seus desafios que nos tornam criativos, pois a falta de compreensão das coisas e dos problemas é que nos desgasta e faz sofrer. Ora, quando a mente fica desanuviada dos obstáculos pode criar mentalmente, ideias e conceitos – é a clareza mental que nos satisfaz e nos torna auto-suficientes com ideias próprias, preenchendo-nos de felicidade interna – isto é criatividade. A criatividade é sempre um bem, uma luz na mente porque desenvolve o bem-estar, e isto só é criatividade se for nesse sentido de atitude positiva para nós e para os outros – é a beleza do bem. Nunca o mal que fazemos a nós e aos outros é criatividade, isso é perversão mental, falta de moral e egoísmo.

Do Livro “A MEDITAÇÃO E OS BENEFÍCIOS NA SAÚDE”
de Maria Ferreira da Silva /Publicações Maitreya /C.S.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.