Home » Economia » Empresas » A MEGASA – Siderurgia Nacional suspende a produção
A MEGASA - Siderurgia Nacional suspende a produção

A MEGASA – Siderurgia Nacional suspende a produção

A MEGASA – SIDERURGIA NACIONAL – EPL S.A vai suspender a produção nas fábricas do Seixal e da Maia, devido à crise energética, ao agravamento da eletricidade e do gás, provocado pela guerra na Ucrânia.

Segundo a nota da companhia, “o agravamento da crise energética provocada pela guerra e o consequente aumento radical dos preços de eletricidade e de gás natural levaram a Megasa a suspender atividade nas fábricas do Seixal e da Maia: a paragem afeta a totalidade da atividade produtiva na Maia e a produção de aço no Seixal, sendo que nesta fábrica mantém-se a atividade de laminagem, utilizando o stock ainda existente. A paragem aconteceu no passado dia 5 de março, com o contexto internacional a tornar economicamente inviável a produção das duas unidades. Cenário idêntico vive grande parte da indústria eletrointensiva em Espanha”.

“Consciente da preocupação manifestada já pelo Governo português e pela Comissão Europeia, a Megasa propôs ao Primeiro-ministro a adoção de medidas extraordinárias na contratação de energia, nomeadamente através da colocação de energia adquirida pelo Comercializador de Último Recurso (CUR) a produtores em regime especial (PRE) aos consumidores eletrointensivos”.

A Megasa considera que com o apoio das instituições nacionais e europeias, recorrendo a mecanismos como o proposto, ser possível manter a sua atividade, que representa 700 empregos diretos, 3.500 indiretos e uma exportação equivalente a 1.000 milhões de euros anuais.

A empresa tem vindo a manter informados aos representantes dos trabalhadores, autarquias e entidades governamentais da gravidade da situação e ações tomadas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.