Home » Cultura » Música » A Minha Mãe Ganso no Coliseu Porto Ageas
A Minha Mãe Ganso no Coliseu Porto Ageas

A Minha Mãe Ganso no Coliseu Porto Ageas

O Coliseu Porto Ageas apresenta no próximo domingo, 21 de maio, o último dos Concertos Promenade do primeiro semestre de 2023: “A Minha Mãe Ganso”, de Maurice Ravel, uma das obras mais queridas da pedagogia musical. O espetáculo terá ainda uma obra surpresa, escolhida por António Lobo Xavier.

“A música desperta-nos emoções fortíssimas, de tal modo que frequentemente associamos uma música particular a uma certa pessoa, a um determinado lugar ou a um acontecimento marcante. A peça que escolhi é um exemplo fantástico disso mesmo – um turbilhão de emoções, ora alegres, ora tristes, escrita por um compositor emocionado, e que até terá chorado enquanto a compunha”, explica Lobo Xavier, sem revelar ainda a obra que escolheu. “Por outro lado, ela recorda-me os meus primeiros contactos com a música clássica. Talvez a primeira obra que, ainda pequeno, ouvi do princípio ao fim.”

O advogado e membro do Conselho de Estado estará presente no Concerto Promenade deste domingo para desvendar a composição musical que escolheu, contar o que a torna especial para si e ouvi-la ao vivo junto do público.

O concerto começará com “A Minha Mãe Ganso”, que Ravel escreveu para crianças. Composta em 1908, nessa época o compositor francês frequentava a casa de uma família amiga que tinha duas crianças, Jean e Mimi, para quem Ravel imaginou estas peças musicais inspiradas num livro de contos para a infância.

Escrita a partir das histórias infantis dos contos de Charles Perrault e da Condessa d’Aulnoy, a obra conta histórias que todos conhecemos, como “A Bela Adormecida”, “O Polegarzinho” ou “A Bela e o Monstro”, e é uma das mais queridas da pedagogia musical, por estimular o gosto pela música junto do público infantil e juvenil.

Um Concerto Promenade muito especial, com música da Orquestra Sinfónica ARTAVE e direção musical do maestro Cesário Costa. Esta sessão descontraída* fica completa, como sempre, com os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e as imagens multimédia de Sara Botelho, que vão ajudar os mais novos a conhecer todas as curiosidades sobre a obra, o compositor e a sua época, numa iniciativa que pretende desmistificar a música clássica. Há ainda um quizz musical imediatamente antes do concerto para os espectadores.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.