A Música é o tema da 13ª edição do Festival Internacional de Escultura em Areia, que este ano se realiza mais uma vez na localidade de Pêra no Algarve, entre 20 de Março e 20 de Outubro, um projecto que pela sua dimensão e qualidade, é hoje uma referência nacional com reconhecida notoriedade internacional.
O FIESA é a maior exposição de escultura em areia já construída e realiza-se desde 2003 em Pêra, no Algarve, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.
O festival é edificado por um conjunto de escultores, de várias nacionalidades, que aqui exploram diversas técnicas de esculpir em areia, produzindo peças originais que se destacam pela magnitude, pela técnica e pela estética.
O FIESA é considerado o maior evento do género em todo o mundo por utilizar quarenta mil toneladas de areia, numa área de construção de 15.000 m2, com esculturas que chegam a atingir os doze metros de altura e reproduzem, com grande detalhe, pessoas, objectos e cenários alusivos a um tema.
Nesta 13º edição são apresentadas cerca de cem cenas em areia que retratam, de forma criativa, músicos, instrumentos e culturas musicais de várias partes do mundo.
As peças esculpidas são acompanhadas de textos explicativos e a exposição está organizada em zonas temáticas que se interligam entre si, contemplando áreas de esculturas dedicadas exclusivamente ao pop e ao rock, à dança, ao circo, à religião ou à música infantil.
No espaço da exposição existe também uma série de actividades relacionadas com a escultura em areia, como ateliers e demonstrações sobre a técnica de esculpir, projeções de vídeo, jogos e concursos alusivos às esculturas.