Home » Atualidade » Internacional » A NSA e a GCHQ, furtam os códigos de cartões SIM

A NSA e a GCHQ, furtam os códigos de cartões SIM

A principal agência de espionagem Norte Americana, a NSA, volta a fazer manchete, por protagonizar um novo episódio ainda mais obscuro, a juntar à longa lista de violações da liberdade e privacidade do cidadão global, cada vez mais indefeso e vulnerável.

Numa operação que ainda não está completamente esclarecida, mas que já é do domíno público, a agêngia norte americana, desta vez associada aos ingleses da GCHQ, os serviços britânicos com a mesma especialidade, a espionagem, terão violado e pirateado o sistema informárico da ‘Gemalto’, a empresa Holandesa que é a maior fabricante mundial de cartões SIM.

A informação teve origem num relatório publicado esta quinta feira no site “The Intercept”, por Edward Snowden o ex funcionário NSA.

O relatório de Snowden revela que as duas agências de espionagem, conseguiram entrar nos sistemas da empresa holandesa, conseguindo sub-repticiamente, obter as chaves criptograficas, ou se preferirem os códigos secretos, que são utilizadas para proteger cada cartão SIM.

Com aquelas chaves, os dois serviços secretos podem monitorizar e espiar as comunicações móveis de voz ou  dados de qualquer individuo, sem ter de recorrer às empresas de telecomunicações ou à autorização legal dos seus governos, ou seja, obtiveram ilícitamente, as varinha mágicas para espiarem toda a gente, desde o pobre ao rico e poderoso.

Segundo as agências, a ‘Gemalto’ foi surpreendida com a notícia e em declarações ao site “The Intercept”, o vice-presidente da empresa mostrou-se preocupado, afirmando que não entende como é que tal situação pode ter acontecido, adiantando que para já, é preciso perceber como é que a violação se verificou e atuar no sentido de prevenir situações idênticas.

Resumindo, os dois serviços que supostamente terão sido criados para proteger a sociedade, de forma absolutamente legal, sem ultrapassar os limites impostos pela lei e pelas normas específicas que regulamentam a sua atividade, rapidamente se transformaram em campeões da pirataria, especialistas na violação de direitos de cidadania, autoras por conta própria, ou não, de um conjunto de ações e operações, que raiam o absurdo, constituem crime com direito a prisão perpétua, segunda a própria lei norte americana.

Entretanto Edward Snowden que se pensava estar silenciado, continua a debitar informação muito importante, sobre as operações ilegais praticadas pelo ex patrão, a que se junta agora uma britânica, não surpreendendo se entretanto, outras vierem a ser expostas no terreiro, por atuação idêntica, em solitário ou em associação com a NSA, pela prática do mesmo tipo de crime.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.