Home » Economia » Imobiliário » A oferta de casas à venda em Portugal caiu 13%
O Stock casas à venda em Portugal caíu 13% em 2021

A oferta de casas à venda em Portugal caiu 13%

O “stock” disponível para venda no parque habitacional português, registado no primeiro trimestre de 2022, apresenta uma queda de 13%, face à ‘oferta’ disponível no mesmo período de 2021, devido ao forte aumento de casas vendidas no último ano.

Capitais de distrito

Segundo o estudo do ‘idealista’, um Marketplace do sul da Europa, a oferta de habitações à venda em Portugal desceu em 16 capitais de distrito no último ano.

A liderar a lista encontra-se Coimbra (-34%), seguida por Leiria (-25%), Braga e Setúbal (-20% em ambas as cidades) como as capitais onde “stock” disponível para comprar casa mais desceu. Seguem-se Faro (-19%), Évora (-19%), Viana do Castelo (-13%), Lisboa (-12%), Porto (-12%), Aveiro (-11%), Ponta Delgada (-11%), Viseu (-10%), Beja (-9%) e Funchal (-3%). Em Bragança a descida da oferta alcança os 2% e em Santarém 1%.

Por outro lado, Vila Real, foi a cidade onde mais cresceu a oferta (28%), seguida por Castelo Branco (7%), sendo as duas únicas cidades analisadas onde o “stock” aumentou.

Distritos/Ilhas

O ranking da descida da oferta durante o último ano, é liderado pelos distritos de Faro (-25%), Leiria (-19%) e Coimbra (-18%). Seguem-se Lisboa (-16%), Porto (-12%), Santarém (-12%), Setúbal (-12%), Bragança (-9%) e Braga (-8%). Os distritos onde a oferta menos desceu foram Aveiro (-7%), Ilha de São Miguel (-6%), Ilha da Madeira (-5%), Beja (-3%) e Évora (-1%).

Em sentido contrário, o distrito de Vila Real viu subir o seu “stock” 18% no último ano. Seguido por Viseu (12%), Castelo Branco (11%) e Viana do Castelo (1%).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.