Home | Atualidade | Internacional | A pandemia afetou a maioria de profissionais qualificados
A pandemia afetou a maioria de profissionais qualificados
Professional qualificado Img: Christine Fuller by Pixabay

A pandemia afetou a maioria de profissionais qualificados

A maioria dos profissionais assumem ter sido psicologicamente afetados pela pandemia, segundo o estudo realizado pela Hays plc, multinacional especialista no recrutamento de profissionais qualificados em todo o mundo.

Este estudo realizado no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado anualmente a 10 de Outubro. Neste inquérito a Hays perguntou a mais de 18.500 profissionais a nível mundial como é que a sua saúde mental e o seu bem-estar tinham sido afetados durante a pandemia. Aos inquiridos foram dadas três opções de escolha, ‘negativamente’ que representou 52% das respostas, ‘positivamente’ que obteve 22% dos votos, e ‘não mudou’ à qual responderam 25%.

Em comentário aos resultados, Sandra Henke, Group Head of People & Culture da Hays, disse: “não surpreende que, a maioria dos inquiridos, tenha referido que a sua saúde mental e bem-estar foi negativamente afetada durante a pandemia. Isto pode ser por várias razões, e embora a experiência de cada pessoa durante a pandemia seja única, em todo o mundo tivemos de lidar com uma série de desafios durante os últimos 18 meses, tanto na vida profissional como pessoal. Os empregadores têm um dever permanente de cuidado para com os seus colaboradores e é importante que as organizações continuem a apoiar o respetivo bem-estar”.

Sandra acrescenta que “com a implementação de modelos de trabalho híbridos, em que o tempo é dividido entre escritório e casa, pode ser mais difícil para os líderes identificarem as reais necessidades das suas equipas. No entanto, existem formas de as organizações poderem ajudar a reduzir o stress no novo modelo de trabalho, tais como assegurar que os colaboradores sabem o que se espera deles, dar-lhes a conhecer que o seu contributo é apreciado quer estejam no escritório ou não, incluindo-os em atividades independentemente da sua localização, e assegurar que as pessoas interagem e falam umas com as outras regularmente”.

O tema do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano é “Saúde Mental num Mundo Desigual”, cujo o objetivo passa por alertar para a falta de tratamento para problemas da saúde mental, devido à discriminação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.