O Palácio Nacional de Sintra anuncia o lançamento na próxima quinta-feira, 29 de maio (19h00), um projeto audiovisual inovador que vem revolucionar a sua museografia.
Visando uma narrativa histórica plural, inclusiva, acessível e dialogante com a realidade atual, resgata do esquecimento 14 personagens que ali habitaram ou trabalharam ao longo dos séculos, mas cujas histórias foram apagadas pela passagem do tempo, devido ao seu género, grupo social ou etnia.
O projeto, suportado por um rigoroso trabalho de investigação histórica, conta com as interpretações de atores e atrizes bem conhecidos do grande público, como Paula Lobo Antunes, Carla Chambel, Jorge Silva ou Martinho Silva, que trazem estes personagens de volta à vida, dando-lhes voz e rosto.
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.