Home » Ambiente & Natureza » A Parques de Sintra com apoio cofinanciado para 5 projetos!

A Parques de Sintra com apoio cofinanciado para 5 projetos!

A Parques de Sintra que gere vários Parques, Monumentos e Tapadas Florestais na Paisagem Cultural de Sintra, recorrendo apenas às receitas obtidas nas bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços, candidata quando é possível, os seus projetos a fundos que cofinanciem parte do investimento necessário.

Nessa perspetiva, recebeu recentemente a aprovação da candidatura a cofinanciamento para 5 projetos, 4 projetos candidatados ao POR Lisboa, Programa Operacional Regional e o 5º projeto ao PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural, todos a decorrer em 2015, maioritariamente no primeiro semestre.

As candidaturas agora aprovadas dizem respeito a diferentes áreas de trabalho da empresa, nomeadamente aos projetos de reabilitação do Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda, para apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, a recuperação da Quinta da Amizade/Villa Sassetti, o edifício de Luigi Manini e o percurso entre o centro histórico e a Pena/Mouros, temporadas de música nos Palácios Nacionais de Sintra, Pena e Queluz, preparação de um programa de visita conjunta a Sintra e Mafra, sob o mote “A Natureza em Parques e na Grande Tapada” e a proteção contra agentes bióticos nocivos, através da remoção de espécies invasoras.

O projeto de reabilitação do Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda, visa realizar obras de adaptação e reabilitação daquele espaço, para que acolha, com regularidade, espetáculos e treinos da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE).

Serão criadas condições para que a EPAE se apresente num espaço coberto digno, junto ao Museu dos Coches, numa área de Lisboa com tradição equestre e muito forte em termos turísticos e de lazer. Além da recuperação das fachadas e cobertura, será também adaptado o espaço interior (instalação de bancadas, cafetaria e instalações sanitárias), por forma a acolher o público com as melhores condições. Este projeto implica um investimento de cerca de 1.110.000 Euros, obteve um cofinanciamento de 65% do POR, e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2015.

A recuperação da Quinta da Amizade/ Villa Sassetti prevê intervenções de reabilitação daquele espaço, tanto ao nível do património construído como dos valores naturais. Inclui o restauro da Villa Sassetti e o jardim que a envolve e que sobe a serra, bem como de outras construções existentes no espaço da Quinta. Desta forma será possível a sua fruição por parte dos visitantes, nomeadamente através do percurso pedestre de acesso ao Castelo dos Mouros e ao Parque e Palácio da Pena, a partir do centro histórico de Sintra. Este projeto engloba um investimento de cerca de 617.000 Euros, com 65% de apoio do POR, e estará terminado até final de junho de 2015.

O projeto de revitalização dos Palácios de Sintra, Pena e Queluz através da Música pretende combinar a fruição do património arquitetónico com o património musical, através da exploração dos contextos históricos de cada Palácio. Assim, através de concertos, conferências e programas pedagógicos, procurar-se-á dinamizar o património, captar novos públicos, sensibilizar os mais jovens, promover a cultura musical nacional, reforçar a visibilidade e reconhecimento dos Palácios e mobilizar parceiros. Entre os vários eventos, serão abrangidos períodos musicais do século XV ao XIX, diretamente relacionados com cada local. Este projeto totalizará um investimento de cerca de 288.000 Euros, cofinanciado a 40% pelo POR, e terminará em junho de 2015.

O programa de visita conjunta “De Sintra a Mafra, A Natureza em Parques e na Grande Tapada” pretende implementar uma estratégia conjunta de visitação às áreas geridas pela Parques de Sintra e pela Tapada Nacional de Mafra, promovendo um programa conjunto para turistas individuais e grupos. A visita integrada a estes dois locais, que incluirá a passagem por um Centro de Interpretação Ambiental, permitirá apresentar uma abordagem completa à biodiversidade dos locais. O projeto incluirá também a produção de vídeos, brochuras, website e sinalética, entre outros.

O projeto de proteção contra agentes bióticos nocivos (espécies invasoras) tem como foco a intervenção num conjunto de cerca de 24 hectares recentemente adquiridos pela Parques de Sintra na Tapada do Saldanha.

Esta é uma área com ampla presença de valores naturais e espécies protegidas, que se encontra numa situação delicada devido à elevada densidade de espécies que não são características do território português (não-autóctones) e que têm um comportamento invasor. Estas espécies representam também uma elevada carga combustível, aumentando o risco de incêndio. Pretende-se continuar a identificar e eliminar as espécies invasoras, como é o caso das Acácias e Eucaliptos, recuperando assim as áreas de floresta nativa, potenciando a biodiversidade e minimizando o risco de perdas irreversíveis. Este projeto anual envolve um investimento de cerca de 46.000 Euros, com um apoio do PRODER a 80%.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.