Home » OPINI√ÉO... » Artigo de Opini√£o » A perigosa liga√ß√£o entre o f√≠gado e c√©rebro
A perigosa ligação entre o fígado e cérebro

A perigosa ligação entre o fígado e cérebro

A cirrose hep√°tica √© a fase final de agress√Ķes continuadas ao f√≠gado, como por exemplo no consumo regular e continuado de √°lcool. Contudo, o impacto desta condi√ß√£o √© bastante mais abrangente do que parece √† primeira vista. Uma das complica√ß√Ķes frequentes da doen√ßa hep√°tica cr√≥nica (cirrose) √© conhecida por encefalopatia hep√°tica, que leva √† perturba√ß√£o do funcionamento do c√©rebro e pode chegar a afetar at√© 50% destes doentes.

A encefalopatia hep√°tica est√° relacionada com a inflama√ß√£o e a les√£o do f√≠gado, que por sua vez leva a altera√ß√Ķes no sistema nervoso, principalmente pela acumula√ß√£o de subst√Ęncias t√≥xicas que o f√≠gado n√£o conseguiu eliminar do sangue, pelo seu funcionamento estar comprometido. Esta consequ√™ncia pode surgir de forma silenciosa e progredir para uma sintomatologia debilitante, que vai impactar a personalidade e comportamento do doente no dia a dia. √Č poss√≠vel manifestar-se atrav√©s de:

  • Desorienta√ß√£o mental;
    Raciocínio lento;
    Esquecimentos constantes;
    Sonolência;
    Tremores;
    Problemas na coordenação motora;
    Perturba√ß√Ķes no sono;
    Coma (nos quadros clínicos mais graves e com prognóstico reservado).

√Č essencial que seja feito um exame cl√≠nico que despiste a causa das altera√ß√Ķes neurol√≥gicas e se avalie a gravidade da perturba√ß√£o. Deve haver uma mobiliza√ß√£o de esfor√ßos por parte do cuidador e profissional de sa√ļde, especialmente nos casos graves em que a fragilidade mental √© substancial e muitas vezes negligenciada pelo portador.

Apesar de passarem despercebidos, os sinais de alerta como apatia no discurso, irritabilidade, agressividade e condu√ß√£o de forma perigosa, por parte de doentes hep√°ticos, devem constituir um motivo para procurar ajuda m√©dica. Os sintomas n√£o devem ser em nenhuma inst√Ęncia ignorados, uma vez que a probabilidade de revers√£o r√°pida e definitiva diminui em atua√ß√Ķes tardias.

No que diz respeito ao tratamento da encefalopatia hepática, este não é isolado, uma vez que está intimamente interligado com a própria terapêutica das doenças hepáticas. Portanto, o processo que trave a progressão deste tipo de patologias deve ser delineado pelo hepatologista e adaptado às características de cada caso. Os estádios mais avançados normalmente necessitam de medicação.

Ainda assim, √© de refor√ßar que os comportamentos alimentares, nomeadamente a elimina√ß√£o dos h√°bitos nocivos, atrav√©s da ado√ß√£o de uma dieta equilibrada que reduza o consumo de comida processada, gorduras e bebidas alco√≥licas, √© uma das recomenda√ß√Ķes principais, tanto na fase de tratamento, como na preven√ß√£o das doen√ßas hep√°ticas e da sua sintomatologia.

Cuide da sua sa√ļde e mente, priorizando um estilo de vida saud√°vel que contemple um acompanhamento regular do seu m√©dico de confian√ßa.

José Presa
Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.