A Marcador do Grupo Editorial Presença lança a 18 de agosto o novo livro do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, “À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900”.
Segundo a editora, a pesquisa de receitas “à portuguesa” em edições estrangeiras entre 1604 e 1900, deu origem a este trabalho de referência, de Virgílio Nogueiro Gomes.
Abre caminhos para uma interpretação literal, i.e., cozinhar e provar as receitas selecionadas e traduzidas, e, numa época nostalgicamente vocacionada para o património imaterial, conduz a uma reflexão sobre autenticidade e perceção de identidade culinária.
O autor é um conhecido gastrónomo português, com vasta obra publicada.
O livro é um registo histórico único, fazendo um levantamento exaustivo das referências à cozinha portuguesa em obras estrangeiras, até 1900.
Inclui digitalizações dos livros originais bem como as receitas traduzidas.
Sobre o Autor
Virgílio Nogueiro Gomes nasceu em Bragança. Formou-se em Gestão Hoteleira pelo Institut Internationalde Glion, na Suiça, fez carreira em gestão hoteleira com incidência em alimentos e bebidas. É investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura e da História da Alimentação.
É membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes, e da Associação Portuguesa de Escritores. Autor do livro Transmontanices – Causas de Comer, coautor dos livros A Cozinha do Mar, Saber (a) Vinhais e Menus da Família Real. Escreve com regularidade em diversos jornais e revistas.
Foi membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que levou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico.
Publicou, também pela Marcador, os livros Tratado do Petisco e das Grandes Maravilhas da Cozinha, Doces da nossa Vida e Dicionário prático da Cozinha Portuguesa. Investigador do projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia.