Home » Cultura » Livros » À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900
À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900

À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900

A Marcador do Grupo Editorial Presença lança a 18 de agosto o novo livro do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, “À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900”.

Segundo a editora, a pesquisa de receitas “à portuguesa” em edições estrangeiras entre 1604 e 1900, deu origem a este trabalho de referência, de Virgílio Nogueiro Gomes.

Abre caminhos para uma interpretação literal, i.e., cozinhar e provar as receitas selecionadas e traduzidas, e, numa época nostalgicamente vocacionada para o património imaterial, conduz a uma reflexão sobre autenticidade e perceção de identidade culinária.

O autor é um conhecido gastrónomo português, com vasta obra publicada.

O livro é um registo histórico único, fazendo um levantamento exaustivo das referências à cozinha portuguesa em obras estrangeiras, até 1900.

Inclui digitalizações dos livros originais bem como as receitas traduzidas.

Sobre o Autor

Virgílio Nogueiro Gomes nasceu em Bragança. Formou-se em Gestão Hoteleira pelo Institut Internationalde Glion, na Suiça, fez carreira em gestão hoteleira com incidência em alimentos e bebidas. É investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura e da História da Alimentação.

É membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes, e da Associação Portuguesa de Escritores. Autor do livro Transmontanices – Causas de Comer, coautor dos livros A Cozinha do Mar, Saber (a) Vinhais e Menus da Família Real. Escreve com regularidade em diversos jornais e revistas.

Foi membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que levou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico.

Publicou, também pela Marcador, os livros Tratado do Petisco e das Grandes Maravilhas da Cozinha, Doces da nossa Vida e Dicionário prático da Cozinha Portuguesa. Investigador do projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.