Home » Atualidade » Nacional » A portuguesa SISCOG otimiza operação da VIA Rail Canada!
A portuguesa SISCOG otimiza operação da VIA Rail Canada!
A portuguesa SISCOG otimiza operação da VIA Rail Canada!

A portuguesa SISCOG otimiza operação da VIA Rail Canada!

A portuguesa SISCOG, empresa especializada em soluções de software para planeamento e gestão optimizada de recursos de empresas de transportes, volta a destacar-se no mercado internacional, ao ganhar um novo e importante cliente internacional, a VIA Rail Canada.

A VIA Rail empresa de transportes canadiana, operadora que garante o serviço de transporte ferroviário público de passageiros no Canadá com comboios intercidades, regionais e transcontinentais na ligação de mais de 400 comunidades por todo o país, com um registo de mais de 4 milhões de passageiros anualmente, vai implementar soluções da tecnológica portuguesa.

Os comboios que circulam nos 12.500 quilómetros da rede ferroviária usada pela VIA Rail, que vão desde o Atlântico ao Pacífico e atravessam cinco fusos horários, passarão a ser planeados pelas soluções de optimização “ONTIME” e “FLEET” da SISCOG.

Para além da geração dos horários e do planeamento da utilização do material circulante (locomotivas e carruagens), a solução da SISCOG permite também criar horários especiais ou ajustar o serviço a acontecimentos inesperados. O horário e o plano da frota de comboios, ambos optimizados, são desenhados tendo em conta a procura prevista, a disponibilidade da rede e dos veículos e os objectivos estratégicos da própria VIA Rail.

João Pavão Martins, CEO e sócio fundador da SISCOG, afirma que “este contrato é um marco importante pois representa a venda de dois produtos novos e integrados para um novo cliente na área dos caminhos-de-ferro. É com muito entusiasmo que abraçamos este projeto da VIA Rail, considerada pelos Canadianos como uma empresa nacional fidedigna e que garante anualmente o transporte de perto de 4 milhões de passageiros”. A SISCOG já tem clientes em 6 países do norte da Europa, e a conquista de um cliente no continente americano é considerada importante para conseguir outros clientes nesta área geográfica, um dos objetivos da SISCOG.

O contrato foi assinado na sequência da participação da SISCOG num concurso público internacional em 2014. A apresentação da proposta foi seguida de uma fase de avaliação e negociação intensiva, incluindo o desenvolvimento de um protótipo. A SISCOG foi a empresa vencedora dada a qualidade técnica e capacidade de optimização dos produtos. Com a abertura deste concurso, a VIA Rail tinha por principal objectivo diminuir custos de operação e simultaneamente aumentar a frequência de comboios e lugares disponíveis para os passageiros. Com o novo sistema a VIA Rail terá acesso permanente a diversos indicadores, como o consumo de combustível, o tempo que o comboio está parado ou o pessoal necessário para o operar, e a possibilidade de fazer simulações tendentes à definição da capacidade ideal de forma a maximizar os lucros através de uma operação eficiente e preço de bilhetes óptima.

O sistema estará a funcionar a 100% no Verão de 2016, estando previstas três fases de implementação, a primeira das quais decorreu no final de 2015. Todas as fases integram formação e apoio ao cliente, presencial ou remota, por telefone ou Internet. Depois da implementação inicia-se um contrato de manutenção, o que permite à SISCOG um crescimento orgânico da carteira de clientes e de facturação. A SISCOG também continua a crescer ao nível dos recursos humanos, em 2015 recrutou mais 15 pessoas.

Sobre a SISCOG

Fundada em 1986, a SISCOG é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de software para o planeamento e gestão optimizados de recursos, utilizando uma combinação de técnicas de Inteligência Artificial e de Investigação Operacional. A SISCOG Suite é composta pelos produtos ONTIME, para a criação e actualização de horários, FLEET, para o planeamento e gestão de veículos e CREWS, para o planeamento e gestão de pessoal.

Entre os seus clientes encontram-se empresas de renome, como os caminhos-de-ferro Canadianos, Dinamarqueses, Finlandeses, Holandeses e Noruegueses, os Comboios Suburbanos de Copenhaga, a CP Carga, o Metropolitano de Lisboa e o Metro de Londres.

A SISCOG foi galardoada em 1997, 2003 e 2012 com o prémio de inovação atribuído pela “Association for the Advancement of Artificial Intelligence”, a organização científica mais prestigiada no sector da Inteligência Artificial a nível mundial e recebeu a medalha de mérito do “Computerworld Honors Program” em 2006. Em 2010, o seu produto CREWS Real-time Dispatcher recebeu uma Menção Honrosa no “Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer” tendo em 2013 voltado a receber uma Menção Honrosa enquanto PME Inovação pela mesma associação. Em 2015 recebeu o “Best Practice Paper Award” da CASPT. Devido ao seu carácter inovador e por ser um exemplo de criação de valor, a SISCOG é membro da Rede PME Inovação COTEC desde 2006, e pela sua performance económica e financeira, obteve nos últimos 5 anos o estatuto de PME Líder e PME Excelência.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.