Home » Atualidade » Nacional » A preferência dos Portugueses pelos produtos nacionais
A preferência dos Portugueses pelos produtos nacionais
A preferência dos Portugueses pelos produtos nacionais

A preferência dos Portugueses pelos produtos nacionais

O estudo recentemente desenvolvido pela Nielsen, empresa global de gestão de informação, demonstra que em algumas categorias os portugueses têm preferência pelos produtos nacionais.

Fruta, Vegetais e Carne, são as categorias onde há uma maior tendência por optar por produtos locais e estas são também as principais escolhas dos europeus. O leite também é um produto bastante procurado no que se refere aos produtos nacionais.

Sobre os motivos que levam os portugueses a optar por produtos nacionais, o estudo revela que a grande maioria toma esta opção de forma a ajudar a impulsionar o comércio local e consequentemente a economia nacional. Para cerca de 41% dos inquiridos, as marcas globais são mais caras face aos produtos nacionais. E para 56% o fator mais importante é ter um preço mais baixo, não olhando ao fato de ser um produto nacional. 58% consideram ainda que as marcas globais são mais inovadoras comparativamente com os produtos nacionais.

Para 24% dos inquiridos, a origem do produto é mais importante do que o packaging, no entanto a maioria considera que o preço, as promoções ou a oferta de produtos são tão importantes como a origem do produto.

Já os fatores mais contribuem para a compra de marcas globais são a relação preço-qualidade (62%), sendo também fundamentais as promoções (45%) e a experiência anterior com o produto (42%).
No que se refere, aos produtos nacionais os fatores mais importantes são igualmente a relação preço-qualidade (50%), a experiência anterior com o produto (35%) e as promoções (32%). O que demonstra como é fundamental promover a experimentação dos produtos junto dos consumidores.

As compras online demonstram que em relação às marcas globais os telemóveis são a categoria mais procurada (58%), seguindo-se os computadores (55%) e o vestuário/sapatos (40%). Já no que se refere aos produtos nacionais as categorias mais procuradas são a alimentação e bebidas (36%) assim como o vestuário/sapatos (34%).

O estudo da Nielsen também revela que os consumidores optam por E-commerce essencialmente por uma questão de preço (65%), sendo a conveniência um fator igualmente importante (54%). O fato dos produtos não estarem disponíveis no comércio tradicional (42%) também é um fator a ter em atenção.

O dia da produção nacional, comemorado a 26 de abril, é uma data que tem como objetivo sensibilizar a população portuguesa para a importância social e económica dos produtos nacionais.

Sobre a Nielsen

A Nielsen N.V. (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona uma visão completa sobre o que o consumidor vê e compra. A área Watch da Nielsen oferece aos seus clientes de media e publicidade, serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo, em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). A área Buy oferece aos fabricantes e retalhistas de bens de grande consumo uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar informação das áreas de Watch, Buy e outras fontes de dados, a Nielsen disponibiliza aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que contribuem para o crescimento do negócio. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.