O mais recente estudo da Cision, quis perceber o destaque dado pelos media portugueses aos temas âamorâ e âsexoâ, tendo em conta os conteĂșdos noticiosos gerados e associados a cada um, tendo concluido que os media falam muito mais de âamorâ do que de âsexoâ.
Desde o dia 1 de janeiro de 2015, a Cision registou 109.740 artigos com a referĂȘncia Ă palavra âamorâ, nos meios de comunicação social portugueses.
JĂĄ em relação Ă palavra âsexoâ, o total de artigos registado fica-se pelos 42.043. Ou seja, aproximadamente 72% do total de artigos devolvidos nesta pesquisa falavam de amor e apenas 28% abordavam, de alguma forma, o tema sexo.
AtravĂ©s de uma tecnologia inovadora de text data mining, que permite extrair informação qualitativa relevante de textos informativos, a Cision identificou ainda as 10 palavras que mais vezes estĂŁo presentes nos conteĂșdos que desenvolvem os temas âamorâ e âsexoâ divulgados pelos media portugueses.
Relativamente ao tema âamorâ, as palavras âmĂșsicaâ e âmulherâ sĂŁo as que mais vezes aparecem associadas ao nĂvel de conteĂșdos noticiosos gerados.
Curiosamente, a palavra âmulherâ Ă© tambĂ©m a palavra que mais vezes aparece nos conteĂșdos quanto o tema Ă© âsexoâ, seguida pela palavra âestudoâ, que se explica pela utilização da palavra na segmentação demogrĂĄfica de sondagens e outros estudos.
Palavras como âfamĂliaâ, âcinemaâ e âcorpoâ sĂŁo ainda comuns a âamorâ e âsexoâ, estando, em ambos os casos, dentro do top destas duas temĂĄticas.
Outro facto curioso Ă© o de que, ao falar-se de âamorâ nos media, Ă© frequente encontrar associadas as palavras âpaiâ e âmĂŁeâ aos conteĂșdos. JĂĄ ao falar-se de âsexoâ, as palavras âcasamentoâ e ârelaçÔesâ estĂŁo entre as mais presentes nos artigos divulgados.
Numa pesquisa realizada paralelamente, nos media de 30 paĂses, espalhados um pouco por todo o globo, e cujos meios online sĂŁo amplamente monitorizados pela Cision, as conclusĂ”es parecem confirmar as conclusĂ”es registadas no caso portuguĂȘs. A tendĂȘncia generalizada Ă© que o âamorâ supere o âsexoâ nos media. Com as palavras a serem pesquisadas nas diversas lĂnguas dos paĂses analisados, observa-se que a palavra âamorâ estĂĄ presente em maior nĂșmero de artigos noticiosos produzidos pelos meios de informação analisados.
ApĂłs anĂĄlise da informação recolhida nos media online de paĂses como o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, China, JapĂŁo, Ăndia, Brasil, AustrĂĄlia, RĂșssia, entre outros, esta visĂŁo, aparentemente mais âromĂąnticaâ dos conteĂșdos noticiosos divulgados pelos media, parece ganhar forma ao perceber-se que, dos mais de 16 milhĂ”es de artigos recolhidos com referĂȘncias a âamorâ e a âsexoâ, mais de 12 milhĂ”es sĂŁo precisamente sobre o âamorâ, sendo os restantes sobre âsexoâ.
O objeto de anĂĄlise deste estudo, realizado pela Cision – lĂder global em serviços de media intelligence – foram todas as notĂcias com referĂȘncia Ă s palavras amor e sexo, veiculadas no espaço editorial portuguĂȘs, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisĂŁo, rĂĄdio, online e imprensa).
Foram ainda encontrados 16.540.206 artigos nos media online de 30 paĂses previamente selecionados, com as palavras âamorâ e âsexoâ traduzidas para as respetivas lĂnguas oficiais. Esta informação foi recolhida pelo sistema de monitorização global da Cision que analisa diariamente mais de 85.000 sites de informação online em todo o mundo.
O perĂodo destas pesquisas foi o perĂodo decorrido entre dos dias 1 de janeiro e 27 de outubro 2015.
Cision/CS