A Riyadh Expo 2030 foi apresentada pela Arábia Saudita, que promete criar a Expo Mundial mais impactante de todos os tempos, se obtiver o apoio para a realização, dos países membros do Bureau International des Expositions (BIE).
A delegação do Reino Saudita, anunciou esta quinta feira na 172ª Assembleia Geral do BIE em Paris, que o tema da sua candidatura para a Riyadh Expo 2030, será “Era de Mudança: Juntos por um Futuro auspicioso” com ênfase especial na tecnologia e inovação, sustentabilidade e cooperação global.
Esse compromisso traduz-se na garantia que a voz de todos os países participantes, desenvolvidos ou em desenvolvimento, seja ouvida e que cada um tenha seu próprio pavilhão, com a ajuda de um pacote de assistência disponibilizado pela Arábia Saudita.
A própria jornada de transformação do Reino, no âmbito do programa Visão 2030, culminará em 2030. A Arábia Saudita está ansiosa por partilhar a sua experiência com o resto do mundo, avança a delegação presente no encontro com os representantes dos 179 países membros do BIE, sublinhando que a candidatura tem o apoio do mais alto nível de governo saudita.
“É uma prioridade estratégica para o Reino Saudita, realizar a Expo 2030, construída pelo mundo e para o mundo”, referiu o Príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, Ministro das Relações Exteriores, à Assembleia Geral BIE.
“Estamos confiantes em nossa capacidade de oferecer uma experiência sem precedentes ao mundo, com ambição e dedicação persistentes em todo o governo e em toda a sociedade saudita”, disse ele aos delegados.
O ministro avançou que a candidatura foi preparada com base no compromisso contínuo do Reino Saudita, para com os países em desenvolvimento e inclui um pacote de assistência a esses países, de 343 milhões de dólares destinados a cerca de 100 nações elegíveis.
Eles serão selecionados de acordo com critérios pré-definidos, a assistência será destinada aos custos de participação na Riyadh Expo 2030, inclusive para projeto e construção, operações, pessoal, suporte de marketing e eventos.
Haverá outros programas de parceria, também envolvendo as principais empresas do setor privado da Arábia Saudita. “Isso reflete o nosso compromisso com uma Expo Mundial verdadeiramente inclusiva”, disse o ministro.
O ministro lembrou aos delegados que 48% da população de Riad, de mais de 7 milhões, não são sauditas, são originários de mais de 80 países. “É uma cidade orgulhosa de sua identidade autêntica profundamente enraizada e rica herança cultural”, afirmou.
Em linha com seus próprios compromissos climáticos, a Arábia Saudita tem o objetivo declarado de fazer da Riyadh Expo 2030, a Expo Mundial mais sustentável de todos os tempos, para além da neutralidade de carbono mais amiga do meio ambiente.