Home » Sítios & Viagens » Viagens » A Rota das Amendoeiras em Flor em 2023
A Rota das Amendoeiras em Flor em 2023

A Rota das Amendoeiras em Flor em 2023

A Rota das Amendoeiras em Flor, uma viagem para conhecer a região do Douro a bordo de um comboio histórico e com vista privilegiada para as amendoeiras, degustando ainda doces tradicionais. Um convite da Rota Turística mais antiga da CP – Comboios de Portugal.

Na edição de 2023, numa parceria da CP com a Câmara de Vila Nova de Foz Côa, a aposta é na promoção do território, juntando turismo ferroviário e cultura. Trata-se da primeira Rota a ser adaptada ao novo modelo de turismo ferroviário promovido pela CP.

A Rota foi apresentada ontem, no Centro de Alto Rendimento do Pocinho, com a presença do presidente da CP, Pedro Moreira, e do presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, que destacaram a importância histórica da Linha do Douro e desta região, que é Património Mundial.

“Estes novos produtos turísticos da CP têm como objetivo uma nova política de turismo ferroviário e, ao mesmo tempo, a coesão territorial”, referiu Pedro Moreira, frisando que “esta viagem, a bordo do comboio Miradouro, é a forma mais sustentável de conhecer e visitar esta região classificada como Património Mundial”. O presidente da CP não deixou também de lembrar que esta experiência só é possível “porque os trabalhadores da CP conseguiram recuperar as panorâmicas e históricas carruagens que, infelizmente, estavam abandonadas”.

“Com importância histórica que a linha do Douro tem para toda a região duriense e em especial para o concelho de Foz Côa, o Município, em parceria com a CP, decidiram este ano reformular o programa da Rota das Amendoeiras em Flor, e estruturar um programa turístico exclusivo para o concelho de Foz Côa”, afirmou João Paulo Sousa na apresentação da Rota.

“Desta forma o Município pretende seduzir o turista que escolhe a ferrovia para visitar este território do Douro Superior, e contemplar o espetáculo natural que são as Amendoeiras em Flor”, acrescentou.

Estão programadas sete viagens. O percurso, pela Linha do Douro, entre Porto-São Bento e o Pocinho, em Foz Côa, faz-se todos os sábados e domingos entre 25 de fevereiro e 18 de março.

Os participantes vão poder desfrutar do espetáculo que é ver as amendoeiras em flor e também visitar o Museu do Côa, um dos maiores museus portugueses, que celebra o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.