Home » Máquinas & Motores » Automóveis » A SEAT transforma o centro de Martorell numa Smart City

A SEAT transforma o centro de Martorell numa Smart City

A SEAT lançou a fase piloto de dois projetos destinados a tornar a mobilidade mais fácil e sustentável e reduzir o número de veículos que circulam na fábrica com a colaboração da Mobike e ByBus.

A iniciativa tem por objetivo, facilitar as deslocações dos trabalhadores no complexo industrial e reduzir o número de veículos que circulam na fábrica de Martorell, facilitando o movimento, a eficácia e sustentabilidade, naquele complexo.

Christian Vollmer, vice-presidente de produção da SEAT, afirmou a propósito que “Somos mais de 13.000 funcionários na SEAT Martorell, o nosso tamanho é igual ao de pequenas cidades como Trifa ou Formentera e temos a possibilidade de implementar soluções para exportar mais tarde para o exterior. Se queremos ser uma referência na mobilidade do futuro e torná-la mais limpa e sustentável nas grandes cidades, temos primeiro de começar por casa”.

Mobike, o popular serviço de partilha de bicicletas, chega com mais de 100 unidades à fábrica de Martorell, que se está a tornar gradualmente numa pequena smart city de referência. A SEAT celebrou um acordo de colaboração com a empresa para iniciar um teste piloto com o objetivo de testar o funcionamento do modelo e analisar os benefícios para os colaboradores.

Durante as duas primeiras semanas, desde a implementação do teste, a SEATBike já tem mais de 2.000 utilizadores registados e foram efetuadas mais de 4.700 viagens. Os funcionários já economizaram 129 horas em viagens dentro da SEAT Martorell, fazendo viagens de uma média de 5 minutos de duração para distâncias aproximadas de 800 metros.

Para utilizar o serviço, os funcionários simplesmente fazem o download da aplicação oficial Mobike e registam-se. O capacete é obrigatório e é proibido andar dentro das oficinas ou à noite sem o colete refletor. Por outro lado, a fábrica terá áreas específicas para estacionamento de bicicletas.

O projeto ByBus, desenvolvido pela equipa da SEAT Metropolis: Lab Barcelona, nasce com o objetivo de melhorar a eficácia do transporte público com um serviço adaptado às exigências dos utilizadores. A iniciativa procura otimizar as linhas de autocarros existentes, oferecendo itinerários flexíveis adaptados à procura em tempo real. Após o anúncio de um teste piloto em Woflsburg (Alemanha), a implementação começa numa segunda fase piloto na fábrica da SEAT em Martorell.

Para esta fase piloto ByBus, três Alhambras estão à disposição dos funcionários, com o objetivo de oferecer a possibilidade de viajar sob pedido entre os diferentes pontos da SEAT Martorell. Para isso, os funcionários devem solicitar o serviço ByBus, indicando a sua localização, destino e o número de acompanhantes, aproximadamente dez minutos antes da partida. Uma vez efetuada a reserva, um automóvel com condutor recolhe o utilizador na paragem mais próxima e leva-o ao local solicitado. Nas primeiras semanas de operação, o serviço já transportou mais de 3.000 passageiros.

SEATBike e ByBus são dois serviços gratuitos e serão testados nos próximos meses para testar os dois modelos, analisar o seu funcionamento e avaliar os benefícios que eles representam para os funcionários da Martorell.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.