Home » Ciência & Tecno » A SPO alerta para o uso incorreto de Lentes de Contato

A SPO alerta para o uso incorreto de Lentes de Contato

A utilização de forma incorreta de lentes de contacto pode provocar infeções oculares graves, alerta hoje a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

A uso de lentes de contacto para a correção de erros refrativos, ex: miopia, hipermetropia e astigmatismo, é cada vez mais frequente, quer por motivos estéticos, quer pelo facto de poderem ser usadas em situações em que os óculos se tornam incómodos, como sucede na prática desportiva.

No entanto há cuidados no seu manuseamento que são indispensáveis, pois uma aplicação incorreta pode provocar infeções e outro tipo de lesões oculares graves.

No primeiro estudo epidemiológico conduzido nos EUA sobre este tema, os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças registaram que as infeções oculares são o motivo de cerca de um milhão de consultas por ano. A queratite, uma infeção da córnea que causa dor, inflamação e até cegueira nos casos mais graves, foi a patologia mais observada. Utilizar lentes de contacto é fator de risco mais importante para o desenvolvimento desta infeção.

A SPO recomenda a quem usa lentes de contacto que cumpra de uma forma sistemática os cuidados de higiene aconselhados na manipulação e manutenção das mesmas. A SPO recomenda ainda evitar dormir com as lentes de contacto colocadas, evitar exposições ambientais agressivas e, caso surjam fenómenos de olho vermelho com desconforto associado, a sua imediata remoção.

“Uma utilização desadequada das lentes de contacto pode originar graves alterações nos olhos como lesões ou deformações da córnea, infeções (que podem comprometer a acuidade visual), alergia ou inflamação, alterações na pálpebra, bem como o desencadeamento e/ou agravamento dos sintomas de olho seco”, como refere Pedro Rodrigues, coordenador do Grupo Português de Contactologia e Superfície Ocular da SPO.

O especialista explica que “as lentes de contacto podem ser usadas nos mesmos erros refrativos que os óculos, ou seja, na miopia, hipermetropia e astigmatismo. A satisfação visual é conseguida quando as lentes de contacto estão bem adaptadas e são bem toleradas pelo indivíduo. O campo visual será maior com as lentes de contacto, nomeadamente nos casos de miopia e hipermetropia elevada. A correção do astigmatismo obriga a uma correção num determinado eixo, podendo neste caso as lentes de contacto não trazerem vantagem em relação aos óculos, uma vez que estas podem ter alguma instabilidade rotacional provocada pelo pestanejo”

Relativamente às lentes coloridas, utilizadas para modificar a cor dos olhos, Pedro Rodrigues afirma que “não são as mais recomendáveis, já que de um modo geral elas apresentam uma transmissão de oxigénio muito baixa o que poderá aumentar a frequência e a gravidade dos problemas oculares. Não obstante, este tipo de lentes pode ser utilizado na dissimulação de lesões oculares congénitas ou adquiridas.”

Paulo Torres, presidente da SPO, defende que “os utilizadores de lentes de contacto devem ser observados regularmente pelo oftalmologista, de forma a detectar precocemente qualquer alteração ocular. Todo o utilizador de lentes de contacto deverá ter sempre um par de óculos que permita fazer períodos de descanso. É recomendável que a utilização das lentes de contacto não seja superior a oito a dez horas diárias”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.