Home » Atualidade » Nacional » A Suiça MSC Rail conclui hoje a compra da CP Carga
A Suiça MSC Rail conclui hoje a compra da CP Carga SA | Cred_CP
A Suiça MSC Rail conclui hoje a compra da CP Carga SA | Cred_CP

A Suiça MSC Rail conclui hoje a compra da CP Carga

É assinado esta quarta feira o contrato de venda da CP Carga SA, à Suiça MSC Rail, na conclusão do processo de privatização, confirmando o compromisso assinado entre as partes há 4 meses atrás.

O processo foi entretanto aprovado pelas instâncias competentes, nomeadamente a Autoridade da Concorrência, que deu o seu aval às condições já contratualizadas em parecer emitido em dezembro de 2015, ficando desde então a assinatura final dependente apenas do cumprimento das condições que a precedem, por parte do comprador e da aprovação governamental.

Cumpridos todos os passos e conferida a autorização governamental, uma vez que não pairava no programa do Governo ou nos acordos com os parceiros políticos, o espetro da reversão, as partes concluem hoje a operação de privatização, numa cerimónia que decorrerá à porta fechada,

Pela parte portuguesa assinará a CP – Comboios de Portugal, EPE, única acionista da CP Carga e como comprador, a MSC Rail, vencedora do processo concursal. A assinatura efetuar-se-á ao final do dia.

A CP informa que a proposta vencedora e selecionada contém um plano estratégico de expansão da atividade da empresa, o que, no seu entender, confere o conforto necessário quanto ao futuro dos atuais trabalhadores da CP Carga.

A MSC Rail tem previsto investir cerca de 53 milhões de euros na CP Carga, empresa detida pela CP Comboios de Portugal que se dedica ao transporte de mercadorias, recebendo material circulante no valor de 110 milhões de euros.

Os trabalhadores da CP Carga que se tem manifestado contra a conclusão do processo de privatização, já convocaram uma greve para 28 de janeiro e programaram uma ação de protesto de rua para o mesmo dia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.