Home » ZZZ Autores » Manuel Correia » A ‚ÄúSUSTENT√ĀVEL‚ÄĚ LEVEZA DO SER
Aviação ultraleve: a descoberta de um mundo novo | img: Fernando Salvador

A ‚ÄúSUSTENT√ĀVEL‚ÄĚ LEVEZA DO SER

Aviação ultraleve: a descoberta de um mundo novo

O que haverá de mais extraordinário do que libertar-se da terra e sentir o ar a escorrer pelas asas? E depois, ganhar altitude e começar a ver a terra necessariamente de uma maneira diferente! Espantoso, não é? Eu sou suspeito para falar, mas voar é para mim uma inexplicável sensação de liberdade e de gozo, confesso, ou não fosse o voo algo inacessível à maioria dos animais. Mas se pensa que voar só está ao alcance de alguns privilegiados, engana-se!

A avia√ß√£o ultraleve veio revolucionar a avia√ß√£o particular. Com efeito, hoje existem aeronaves ultraleves que em rela√ß√£o a avi√Ķes ligeiros proporcionam n√£o s√≥ melhores performances em voo como maior conforto e, muito importante nos dias de hoje, maior economia. Uma hora de voo num avi√£o ultraleve poder√° ficar entre trinta a cinquenta por cento mais barato do que num avi√£o ligeiro e o curso de obten√ß√£o da licen√ßa de piloto de ultraleves (PU) tamb√©m √© mais acess√≠vel. Ainda assim existe uma oscila√ß√£o consider√°vel podendo variar entre os 3500 e os 7000 euros consoante a escola escolhida.

Definição de ultraleve

De acordo com a legisla√ß√£o a√©rea em vigor definem-se como ultraleves todos os avi√Ķes motorizados com um m√°ximo de dois lugares, velocidade m√≠nima em voo nivelado n√£o superior a 65 Km/h e com peso m√°ximo √† descolagem de 450 Kg para avi√Ķes terrestres bilugar.

O que é preciso para ser piloto de ULM?

Em primeiro lugar o √≥bvio: – o gosto pela avia√ß√£o! Em termos de requisitos legais, segundo o artigo 27¬ļ do Decreto-Lei n.¬ļ 283/2007, os candidatos √† aprendizagem devem ter no m√≠nimo 17 anos e conclu√≠da a escolaridade m√≠nima obrigat√≥ria e t√™m que frequentar um curso de forma√ß√£o te√≥rico e pr√°tico em institui√ß√£o autorizada pelo INAC (Instituto Nacional de Avia√ß√£o Civil). Para iniciar a forma√ß√£o pr√°tica os candidatos ter√£o que realizar exames m√©dicos com vista √† obten√ß√£o de um certificado m√©dico classe II. Esta licen√ßa, v√°lida, em conjunto com a licen√ßa de piloto de aeronaves ultraleves s√£o os requisitos legais obrigat√≥rios para poder realizar o seu sonho‚Ķ voar!

O curso e as escolas

A aprendizagem te√≥rica √© de 105 horas e habilita o candidato com um conjunto de conhecimentos essenciais ao exerc√≠cio da pilotagem. A teoria aborda, entre outras mat√©rias, legisla√ß√£o aeron√°utica, conhecimento de aeronaves, equipamentos, performances e motores, instrumentos de voo, fatores humanos, meteorologia, navega√ß√£o a√©rea, aerodin√Ęmica e comunica√ß√Ķes. No final desta forma√ß√£o, o candidato √© proposto a exame e ter√° que realizar tr√™s provas escritas no INAC com aprova√ß√£o. Quanto √† parte pr√°tica que consiste em 30 horas de voo, saliento o momento mais marcante: – a largada. Este √© o momento em que o instrutor entende que o aluno j√° √© capaz de voar sozinho e, √© o seu primeiro voo sem ningu√©m ao lado! N√£o h√° nenhum piloto no mundo que n√£o se lembre deste momento‚Ķ No final da instru√ß√£o pr√°tica o aluno-piloto √© proposto a um exame que consiste num voo previamente definido com um examinador certificado pelo INAC. Se no impresso de exame, este escrever ‚ÄúAPTO‚ÄĚ, -Parab√©ns! Voc√™ acabou de receber as suas asas; a licen√ßa para voar!

Existem neste momento vinte organiza√ß√Ķes de forma√ß√£o certificadas, de norte a sul do pa√≠s, para a obten√ß√£o de licen√ßa de piloto de ultraleve (PU)que poder√£o ser consultadas no sitio do INAC.

Se este artigo lhe agu√ßou o interesse para a realiza√ß√£o de algo com que sempre sonhou ou o despertou para uma ideia at√© aqui adormecida, n√£o perca mais tempo! Procure mais informa√ß√Ķes no s√≠tio da APAU (Associa√ß√£o Portuguesa de Avia√ß√£o Ultraleve), no INAC ou junto da escola mais pr√≥xima da sua localidade. Depois, ganhe asas‚Ķ e desfrute deste prazer singular!

Encontramo-nos por aí… algures nos céus de Portugal! Até já!

Por: Manuel Correia

Partilhe:
Avia√ß√£o ultraleve: a descoberta de um mundo novo O que haver√° de mais extraordin√°rio do que libertar-se da terra e sentir o ar a escorrer pelas asas? E depois, ganhar altitude e come√ßar a ver a terra necessariamente de uma maneira diferente! Espantoso, n√£o √©? Eu sou suspeito para falar, mas voar √© para mim uma inexplic√°vel sensa√ß√£o de liberdade e de gozo, confesso, ou n√£o fosse o voo algo inacess√≠vel √† maioria dos animais. Mas se pensa que voar s√≥ est√° ao alcance de alguns privilegiados, engana-se! A avia√ß√£o ultraleve veio revolucionar a avia√ß√£o particular. Com efeito, hoje existem…

Review Overview

User Rating: 3.93 ( 3 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.