Home » Atualidade » Nacional » A Taxa de IVA na fatura da luz vai depender do consumo
Taxa de IVA na fatura da luz dependente do consumo
Taxa de IVA na fatura da luz dependente do consumo

A Taxa de IVA na fatura da luz vai depender do consumo

O Comité do IVA da União Europeia não manifestou oposição à alteração solicitada pelo Governo português, para adequar a taxa do IVA na fatura da luz, ao escalão do consumo.

O Primeiro Ministro António Costa congratulou-se hoje numa rede social, com a resposta do Comité do IVA da União Europeia, com base em critérios ambientais, escrevendo que “valeu a pena ser firme”.

“A decisão de hoje do Comité do IVA é da maior importância, porque permite criar um incentivo inovador, ambientalmente responsável e socialmente justo. Valeu a pena ser firme no debate do Orçamento do Estado para 2020 e ousar inovar na União Europeia”, escreveu o Primero Ministro.

António Costa terá enviado uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, a solicitar autorização para alterar os critérios do IVA da energia com base numa variação da taxa em função dos diferentes escalões de consumo.

Fontes europeias terão adiantado à agência Lusa, que o Comité do IVA, reunido esta manhã, tratou do dossiê português e “tomou nota da redução da taxa do IVA para a eletricidade sugerida por Portugal”.

Esta medida permite à famílias com menos consumo energético, passar a beneficiar de uma taxa de IVA inferior à que pagam atualmente, variando entre um mínimo de 6% e um máximo de 23%, segundo os os kilowatts hora consumidos.

Fonte: Lusa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.