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A Toyota defende o título em Rallye Monte-Carlo

A Toyota defende o título no Rallye Monte Carlo

O Rallye Monte-Carlo o evento mais antigo e famoso do calendário do WRC, e muitas vezes também um dos mais exigentes, vai para a estrada de 19 a 22 de Janeiro. A Toyota vai estar presente com o GR YARIS Rally1 HYBRID, máquina que conquistou em 2022 os mundiais de pilotos, co-pilotos e fabricantes.

A equipe tem estado a trabalhar no duro para melhorar este pacote vencedor. A mudança mais óbvia para 2023 é a nova carroceria do para-lama traseiro com uma entrada de resfriamento revisada para o sistema híbrido do carro. Outro dos desenvolvimentos tem a ver com uma nova especificação do motor com maior potência.

Depois de se tornar o mais jovem campeão de pilotos do WRC aos 22 anos, Kalle Rovanperä retorna para defender sua coroa junto com o co-piloto Jonne Halttunen. Eles se juntaram novamente para toda a temporada por duas vezes vice-campeões, Elfyn Evans e Scott Martin.

Octacampeão Sébastien Ogier inicia outra programação parcial de ralis em suas estradas de origem nos Alpes franceses – onde terá como meta a nona vitória recorde no Rali de Monte-Carlo – e continua a trabalhar com o co-piloto Vincent Landais depois que eles uniram forças no final do ano passado.

Takamoto Katsuta passará a dividir a terceira entrada da equipe com Ogier durante a temporada, enquanto também continua a ganhar experiência em todos os ralis restantes – começando com Monte-Carlo – em uma quarta entrada adicional ao lado do co-piloto Aaron Johnston como parte do Programa de Desafio TGR WRC.

As condições climáticas mutáveis podem significar que os pilotos às vezes enfrentam asfalto seco, neve e gelo no mesmo estágio. Como resultado, a escolha do pneu é crucial.

Como em 2022, o parque de serviço estará novamente localizado no porto de Mônaco, com o rali começando na icônica Casino Square antes de duas etapas de quinta-feira à noite. A primeira delas sobe para terminar no famoso Col de Turini, enquanto a segunda desce de La Cabanette em estradas usadas pela última vez no final da edição de 2020 e é a prova mais longa do rali com 24,9 quilômetros.

A sexta-feira consiste em duas voltas de três etapas a noroeste de Mônaco em torno de Puget-Théniers, que abriga uma zona de montagem de pneus no lugar do serviço do meio-dia. O sábado segue um formato semelhante, mas é mais longo, com a ação ocorrendo mais a oeste e as equipes só devem retornar a Mônaco quase 15 horas depois de partirem. Domingo combina duas passagens do clássico teste Luceram – Lantosque com mais duas corridas até o Col de Turini, onde o rally terminará no final do Power Stage.

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