Home » M√°quinas & Motores » Autom√≥veis » A Toyota Portugal vendeu 11.272 viaturas em 2022
A Toyota Portugal vendeu 11.272 viaturas em 2022

A Toyota Portugal vendeu 11.272 viaturas em 2022

A Toyota em Portugal registou de janeiro a dezembro, 11.272 vendas, o que representa um crescimento de 9,0% quando comparado com as 10.364 matrículas no mesmo período de 2021. A marca aumentou a sua quota no mercado dos veículos ligeiros em 0,4 pontos percentuais, de 5,9% para 6,3%, o valor mais alto desde o ano 2008.

O ano fica marcado pelo lan√ßamento do Toyota bZ4X um SUV de tamanho m√©dio, (similar ao RAV4). ‚ÄėbZ‚Äô √© um acr√≥nimo de ‚Äėbeyond Zero‚Äô, (para al√©m do zero) refor√ßando o compromisso da marca em n√£o s√≥ atingir zero emiss√Ķes e a neutralidade carb√≥nica, mas tamb√©m em concretizar novos benef√≠cios para o ambiente, para as pessoas e para a sociedade como um todo. O bZ4X √© o primeiro modelo da ofensiva de modelos 100% el√©tricos bZ que ir√° aumentar nos pr√≥ximos anos. Tal como o Prius, o bZ marca uma nova era para a marca.

Os modelos em destaque no ano 2022 foram o Yaris Hybrid (1236 unidades) e os dois SUV eletrificados com a tecnologia híbrida, o Yaris Cross hybrid (1192 unidades) e o Toyota C-HR (1312 unidades). A gama Corolla hybrid com 1677 unidades matriculadas incluindo Corolla Cross, continua também a exceder as expectativas.

Nos veículos comerciais ligeiros, de janeiro a dezembro de 2022, a Toyota aumentou a sua quota quando comparado com o mesmo período do ano anterior, aumentando 0,9 pontos percentuais (de 8,6% para 9,5%). Desta feita, os modelos Hilux e Proace City foram os grandes protagonistas da Toyota no segmento dos veículos comerciais em Portugal. A Hilux manteve a indiscutível liderança no segmento das pick-up, pelo 10ª ano consecutivo, e a Proace City contribuiu para o crescimento em volume de vendas, num ano também marcado pelo lançamento da Proace Electric e Proace City Electric (a versão 100% elétrica dos 2 modelos de furgão).

Num ano em que o mercado de veículos ligeiros apresentou uma modesta recuperação (2%), os modelos da Toyota continuaram a merecer cada vez mais a preferência dos portugueses, com as vendas da marca de janeiro a dezembro de 2022 a mostrá-lo de forma evidente. A Toyota continua a apostar em targets mais jovens, ainda recentemente lançou o Aygo X (Aygo Cross) no segmento A. Foi um lançamento associado aos festivais de verão que superou as expectativas (a marca está presente há mais de 15 anos nos festivais de verão). A marca sobe mais um lugar no ranking anual em Portugal e termina o ano na 5ª posição.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.