Home » Atualidade » Nacional » A Universidade de Coimbra comemora os seus 724 anos
A Universidade de Coimbra comemora no dia 1 de Março os seus 724 anos

A Universidade de Coimbra comemora os seus 724 anos

No próximo sábado, dia 1 de março, comemoram-se os 724 anos da Universidade de Coimbra (UC). A sessão solene do Dia da Universidade tem início pelas 14h30m, no Auditório da Reitoria da UC, com a intervenção do Reitor, João Gabriel Silva, que vai anunciar a Estratégia de Globalização da Universidade de Coimbra.

Com o anunciado Estatuto do Estudante Internacional, a ser publicado em breve em Diário da República, o Reitor da UC vai apresentar as políticas e medidas a desenvolver para «vencer o desafio da globalização e atrair os melhores alunos estrangeiros. Considero realista que, dentro de poucos anos, tenhamos perto de 20% de estudantes internacionais, gerando uma receita adicional de vinte milhões de euros por ano».

No entanto, para alcançar este ambicioso objetivo, «é indispensável que o Governo português dê efetiva autonomia às Universidades», assevera João Gabriel Silva, que irá expor o modelo que, na sua opinião, pode garantir essa independência.

Após a intervenção do Reitor, a cerimónia prossegue com a entrega do Prémio Universidade de Coimbra, no valor de 25 mil euros, a António Sampaio da Nóvoa. O prémio, patrocinado pelo Banco Santander Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, consagra a sólida carreira científica do antigo reitor da Universidade de Lisboa na área das ciências da educação.

A sessão continua com a conferência “A Universidade e a Liberdade”, proferida pelo laureado, e termina com a intervenção do Presidente do Conselho Geral da UC, Rui Vilar.

Partilhe:
No próximo sábado, dia 1 de março, comemoram-se os 724 anos da Universidade de Coimbra (UC). A sessão solene do Dia da Universidade tem início pelas 14h30m, no Auditório da Reitoria da UC, com a intervenção do Reitor, João Gabriel Silva, que vai anunciar a Estratégia de Globalização da Universidade de Coimbra. Com o anunciado Estatuto do Estudante Internacional, a ser publicado em breve em Diário da República, o Reitor da UC vai apresentar as políticas e medidas a desenvolver para «vencer o desafio da globalização e atrair os melhores alunos estrangeiros. Considero realista que, dentro de poucos anos, tenhamos…

Review Overview

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.