Site icon Ipressjournal

“A Verdade Dói” alerta para a violência doméstica

“A Verdade Dói” alerta para a violência doméstica

O Cine-Teatro S. João, em Palmela, acolhe até 31 de março, a Exposição “A Verdade Dói” do Museu do Calçado de São João da Madeira, uma iniciativa que pretende alertar consciências sobre o tema da violência doméstica.

A mostra dá voz a 28 mulheres, que são o reflexo de muitas outras que vivem ou viveram este flagelo, apresentando 28 pares de sapatos vermelhos e testemunhos na primeira pessoa.

Integrada no programa comemorativo que o Município de Palmela e parceiros locais estão a promover ao longo deste mês para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Exposição foi inaugurada no dia 7 de março, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

«Não devemos ignorar a violência doméstica, ela existe mesmo», alertou o Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro. Atualmente, a divulgação através da comunicação social «dá outra expressão aos números e aos factos» e, por isso, «é também necessário tratar estas questões de uma outra forma», considera. Álvaro Balseiro Amaro agradeceu a presença e a colaboração do Município de São João da Madeira.

Também Jorge Vultos Sequeira agradeceu o convite e a confiança depositada no Município de São João da Madeira. O Presidente explicou que esta Exposição foi concebida no quadro da responsabilidade social do Museu do Calçado e concorda que «é necessário ainda hoje falar dos direitos da mulher». «A violência doméstica, em mais de 90% dos casos, atinge ainda hoje as mulheres e é um flagelo», alertou. Por isso, considera que «os municípios têm um papel muito importante, que é mudar esta mentalidade, sobretudo nas gerações mais novas, e fomentar a cultura de igualdade».

O momento de inauguração contou ainda com uma visita guiada à Exposição. Com entrada gratuita, “A Verdade Dói” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h30. De 4 de abril a 4 de maio, vai estar patente no Mercado Municipal de Pinhal Novo, onde vai poder ser visitada das 7h30 às 18h00, nos dias úteis, e das 7h30 às 13h30, nos restantes dias.

Para além de exposições, o programa comemorativo da Dia Internacional da Mulher em Palmela integra também teatro, cinema, desporto e formação, com o objetivo de homenagear a mulher e chamar a atenção para os desafios que ainda enfrenta na atualidade. Consulte a programação completa em www.cm-palmela.pt.

Partilhe:
Exit mobile version