Site icon Ipressjournal

A VIDA NUM DEGRAU: Histórias reais de quem venceu a depressão

A VIDA NUM DEGRAU: Histórias reais de quem venceu a depressão

A VIDA NUM DEGRAU: Histórias reais de quem venceu a depressão

A editora PACTOR anuncia o lançamento do livro “A Vida num Degrau – Histórias reais de quem venceu a depressão”, de Diogo Telles Correia, psiquiatra e psicoterapeuta, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia, disponível a partir de hoje nos escaparates.

Mundialmente conhecida como uma pertubação emocional na qual são experiênciadas emoções de angústia, tristeza, frustação e solidão, a depressão assume hoje em dia proporções colossais e afeta pessoas de todas as idades e classes sociais. Apesar de silencioso e em muitos casos diagnosticado tardiamente, este transtorno pode efetivamente ser curado, sendo para isso fundamental a procura de ajuda.

“A Vida num Degrau” surge como uma fonte de esperança e inspiração para todos aqueles que sofrem desta doença. Através do relato emocionante das histórias de vida reais de António, Afonso, Pedro e Joana, que se viram desprovidos da plenitude das suas vidas mas que “degrau a degrau” combateram a depressão, assistimos, ao longo das páginas, à forma como cada um encarou esta doença, os tortuosos e amargurados caminhos que percorreram e os diversos tipos de acompanhamento que receberam.

Neste seu novo livro, Diogo Telles Correia aborda a depressão endógena, “António cresceu com a depressão, ou seja, provocada por fatores biológicos”, a depressão reativa causada por questões amorosas, “Afonso desenvolveu a doença na sequência de conflitos com a sua namorada”, a depressão reativa causada por mobbing “Pedro sofreu de assédio moral no local de trabalho e foi a sua esposa que pediu ajuda médica” e a depressão bipolar “Joana sofria da forma mais grave desta doença mental e recebeu tratamento electroconvulsivo”.

“Ainda que sejamos produto do nosso passado, não somos completamente reféns dele. É aqui que o autor, através das suas competências clínicas e científicas, ajuda os pacientes a subir o degrau da ambivalência entre passado e futuro. (…) Mostra-nos ser possível o estabelecimento da relação empática com os doentes, assim como discernir o que é (in)compreensível entre personalidade e doença”.

Sobre o autor:

Diogo Telles Correia, Médico Especialista em Psiquiatria e Psicoterapeuta. Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde é Professor Auxiliar Convidado de Psiquiatria e de Psicopatologia. É Assistente Hospitalar do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria e Consultor na Unidade de Transplantação Hepática do Hospital Curry Cabral. Para além destas funções, é Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia e membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, bem como de múltiplas outras associações nacionais e internacionais. Tem vários livros publicados que são referências em Portugal e noutros mercados de língua portuguesa, bem como dezenas de artigos científicos na área da Saúde Mental em revistas internacionais de relevo.

Partilhe:
Exit mobile version