Home » Atualidade » Internacional » “A Vida Secreta de Fidel Castro”, revela a vida de luxo do líder cubano!
Fidel Castro entre Señoritas | foto Cuba Digital

“A Vida Secreta de Fidel Castro”, revela a vida de luxo do líder cubano!

Uma ilha privada, uma marina, quatro iates, barcos de pesca desportiva, quintas, restaurantes flutuantes, aquários de criação de tartarugas e golfinhos e um número na ordem da centena de funcionários, para tratarem das suas propriedades, são algumas das revelações produzidas no livro “A Vida Secreta de Fidel Castro”, o testemunho de um ex guarda costas pessoal.

A vida dupla de um líder revolucionário, que cedo adotou o estilo capitalista, que escondeu do seu próprio povo, nos últimos cinquenta anos. Por alguma razão, era sempre acompanhado por 10 guarda costas.

A denúncia é feita em livro por Juan Reinaldo Sanchéz, ex guarda costas, que trabalhou com Fidel durante 17 anos, mas que acabaria preso, conseguindo escapar da ilha e estabelecer-se em Miami, a maior colónia de refugiados cubanos e aí, apoiado pelo jornalista francês, Axel Gyldén, conta o que testemunhou, enquanto funcionário às ordens do “ditador”, desvendando os gostos e prazeres secretos, do senhor de Cuba.

O ex-funcionário revela que o líder cubano nunca renunciou aos “confortos do capitalismo”, afirmando que Fidel vivia na ilha privada, situada em Cayo Piedra, a sul da Baía dos Porcos, que para além da reserva de animais, contava com um aquário para criação de tartarugas e golfinhos.

Segundo se lê no livro, o acesso à ilha privada era feito com o iate particular de Fidel, construido em madeira nobre vinda de Angola e com motor oferecido pelo ex-presidente soviético Leonid Brezhnev.

Fidel sempre teve uma vida dupla, aquela em que se mostra austero, revolucionário, disposto a ajudar os desprotegidos a derrubar as ditaduras, mas que em privado, é o exemplo do mesmo capitalista, que atacava nos longos discursos de horas e horas, ao sol das Caraíbas.

O guarda-costas revela que Fidel sabe como se mostrar modesto e sensível, mas portas adentro, nem a relação familiar escapava, dando o exemplo da esposa, que tinha de responder servilmente a todas as solicitações do homem, sem um único gesto de afeto.

Já com as “señoritas”, as amantes, fidel era completamente diferente, cortês, portador de flôres nos aniversários, obsequiante e afetivo, revela Sanchéz.

Segundo conta o jornalista e autor da obra, ao The Guardian: “Esta foi a primeira vez que alguém do círculo íntimo de Castro falou em público”, “o que muda completamente a imagem que temos de Fidel, porque o seu estilo de vida, contradiz tudo o que prega”.

Recorde-se que em 2006, a revista Forbes incluiu o ex-presidente cubano, na lista dos líderes mais ricos do mundo. Nessa altura Castro negou, mas não convenceu.

Capa: Fidel Castro acompanhado por Juan Reinaldo Sánchez

Capa: Fidel Castro acompanhado por Juan Reinaldo Sánchez

Partilhe:
Uma ilha privada, uma marina, quatro iates, barcos de pesca desportiva, quintas, restaurantes flutuantes, aquários de criação de tartarugas e golfinhos e um número na ordem da centena de funcionários, para tratarem das suas propriedades, são algumas das revelações produzidas no livro "A Vida Secreta de Fidel Castro", o testemunho de um ex guarda costas pessoal. A vida dupla de um líder revolucionário, que cedo adotou o estilo capitalista, que escondeu do seu próprio povo, nos últimos cinquenta anos. Por alguma razão, era sempre acompanhado por 10 guarda costas. A denúncia é feita em livro por Juan Reinaldo Sanchéz, ex…

Review Overview

User Rating: 4.55 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.