Home » Máquinas & Motores » Automóveis » A Volvo comemora o 50º Aniversário do icónico 164
A Volvo comemora o 50º Aniversário do icónico 164

A Volvo comemora o 50º Aniversário do icónico 164

A história do icónico Volvo 164 remonta aos anos 50, numa altura em que nos planos da Volvo já germinava a ideia de construir um conceito de modelo mais exclusivo, com um design mais largo. A marca sueca planeava então, apresentar um modelo V8 potente, com grelha vertical.

Este projeto não se viria a concretizar pois em 1960, um estudo indicava que os modelos mais compactos seriam o futuro, especialmente no mercado norte-americano. No entanto, em 1966, o lançamento da gama Volvo 140, traria novas ideias sobre a forma de conseguir combinar prestigio e tamanho compacto.

Jan Wilsgaard, Chief Designer da Volvo de então, resolveu manter o chassis da gama 140 e usar a frente criada para o tal projeto 358 do final dos anos 50. Com o Iron Mark da Volvo em posição proeminente da mesma forma diagonal como no primeiro Volvo de 1927 e à semelhança do que vemos nas estradas hoje em dia.

O chassis do 140 seria também extendido em 10 cm do pára-brisas para a frente. Esta medida foi necessária para criar espaço para o novo motor, denominado de B30, uma unidade com 3 litros de capacidade e 145 cv graças aos dois carburadores Zenith-Stromberg.

Os pormenores eram claramente mais luxuosos que a gama 140, com um tecido grosso de lã nos assentos, tapetes de tecido e o banco traseiro projetado para duas pessoas, com um apoio de braço suspenso no centro. Após o primeiro ano de produção, foram feitas melhorias no 164 com introdução de estofos em couro, lâmpadas de halogéneo e encostos de cabeça. Nos EUA, o modelo possuía ainda vidros elétricos, teto panorâmico, ar condicionado e vidros escurecidos.

Em Julho de 1969, quando a revista Americana Car and Driver ensaiou o Novo Volvo podia-se ler: “O Volvo para o qual as pessoas estão a olhar rouba visitantes aos showrooms da Buick, da Oldsmobile e da Mercedes, e isso está a acontecer. Os novos clientes da Volvo são vários tipos de profissionais – doutores, advogados, dentistas… pessoas que têm capacidade para algo diferente.”

Um anúncio americano da Volvo estava ligado ao mesmo tema: “O Automóvel de Luxo que mostra que tem mais do que dinheiro”.

O Volvo 164 passou por diversas melhorias ao longo do seu ciclo de vida, com a inclusão de algumas características inovadoras como injeção de combustível eletrónica (a partir do modelo de 1972).

A última versão foi o modelo de 1975, e todos os automóveis produzidos nesse ano foram exportados para os Estados Unidos. Nessa altura, o seu sucessor, modelo Volvo 264, já tinha iniciado a sua produção.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.