Home » Cultura » Exposições* » “A xilogravura na colecção Kwok On” no Museu do Oriente
“A xilogravura na colecção Kwok On” no Museu do Oriente
“A xilogravura na colecção Kwok On” no Museu do Oriente

“A xilogravura na colecção Kwok On” no Museu do Oriente

A colecção Kwok On, que mostra xilogravura da China, do Japão e do Vietname, e a sua história, técnicas e temas, vai estar em exposição no próximo dia 28 de Abril, às 15.00 no Museu do Oriente.

A cópia por decalque e a ampla distribuição de textos epigráficos e dos relevos sagrados, outrora restritos aos suportes de pedra, surge na China com a introdução do papel. A pedra esculpida virá depois a ser substituída por outros modos de compor imagens, como os murais pintados e as matrizes de madeira – que também podem ser vistas durante esta visita, a par de inúmeras gravuras.

A versatilidade da xilogravura enquanto meio de reprodução de imagens permitiu a sua difusão e consolidação de identidades culturais, consoante os territórios. Para ilustrar esta diversidade, os participantes nesta visita terão acesso às reservas da colecção Kwok On, um dos principais acervos do Museu do Oriente.

Trata-se de uma colecção etnográfica que documenta formas de teatro, artes performativas e géneros narrativos asiáticos que transmitem os mitos, as histórias e os relatos da cultura, comuns às grandes civilizações asiáticas. É composta por trajes, máscaras, instrumentos musicais, teatros de marionetas, pinturas e gravuras, mais concretamente, xilogravuras.

A colecção foi doada à Fundação Oriente pelo sinólogo Jacques Pimpaneau em 1999, compreendendo cerca de dez mil peças, situadas temporalmente entre os séculos XIX e XX. Desde então, a Fundação Oriente tem vindo a dar continuidade à colecção Kwok On que integra actualmente mais de 13.000 objectos, organizando exposições em torno dos seus vários núcleos temáticos. Esta visita dará a conhecer uma parte das xilogravuras asiáticas da colecção, bem como instrumentos usados na sua produção.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.