Home » Economia » Banca » ABANCA formalizou a aquisição Targobank Spain
ABANCA formalizou a aquisição Targobank Spain

ABANCA formalizou a aquisição Targobank Spain

O ABANCA e o BFCM (Banque Fédérative du Crédit Mutuel) assinaram, esta quarta-feira, na sede do ABANCA em Madrid, o contrato de compra e venda do Targobank Spain, uma vez terminado o período de conformidade e a consulta aos representantes dos colaboradores previstos na legislação francesa.

A cerimónia de assinatura contou com a presença do presidente e CEO do ABANCA, Juan Carlos Escotet Rodríguez e Francisco Botas, respetivamente, e do vice-CEO da BFCM, Alexandre Saada.

A operação, que ficará concluída ao longo deste ano, está pendente da obtenção das autorizações administrativas do Banco Central Europeu, da Comissão Nacional para os Mercados e da Concorrência e da Direcção-Geral de Seguros e Fundos de Pensões. Posteriormente, durante o ano de 2024, prosseguirá a integração tecnológica, processo para o qual o ABANCA conta com um modelo de sucesso comprovado pelas seis operações corporativas realizadas desde 2014.

A integração na plataforma tecnológica do ABANCA permitirá aos clientes do Targobank Spain beneficiar de maiores capacidades tecnológicas, especialmente através do seu mobile banking; de atendimento pessoal numa rede com cerca de 700 balcões em Espanha; de um elevado grau de especialização em segmentos como famílias, banca pessoal e privada, PMEs e empresas, seguros, fundos de investimento, meios de pagamento e consumo; de maior diversificação do catálogo de produtos, e da sua presença internacional em 11 países da Europa e América.
A operação em números

Com a integração do Targobank Spain, o ABANCA passará a gerir um volume de negócios de 112.544 milhões de euros, 5,2% superior ao atual. Os empréstimos ascendem a 49.219 milhões, mais 6,9%, os depósitos totalizam 51.390 milhões, com um aumento de 4,4%, e o número de balcões é de 727, mais 7,5%. O rácio de mora global é de 2,1% e a cobertura é de 86%, o que permitirá manter a boa qualidade dos ativos que o ABANCA apresenta.
O Targobank Spain conta com 541 profissionais que prestam serviços a cerca de 150.000 clientes através de 51 balcões localizados em todo o território nacional, especialmente na zona do Mediterrâneo, Madrid e Andaluzia. O ABANCA irá manter os profissionais do Targobank Spain para dar continuidade à sua política de agregar o talento e o profissionalismo das equipas incorporadas nas diferentes integrações.

Coincidência em linhas estratégicas de negócio

A estratégia de negócio do Targobank Spain coincide com a aposta do ABANCA na orientação para a captação e vinculação de particulares, através de produtos de valor como seguros, meios de pagamento ou fundos de investimento, bem como no apoio às pequenas e médias empresas. O Targobank Spain possui alguns ativos de alta qualidade, fruto da gestão prévia e de uma equipa de elevada capacidade profissional.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.