Home » Atualidade » Nacional » Abertas as Candidaturas ao Programa Gilead GÉNESE 2015

Abertas as Candidaturas ao Programa Gilead GÉNESE 2015

Estão abertas até 16 de agosto, as candidaturas para a 3ª Edição do Programa Gilead GÉNESE 2015.

O Programa Gilead GÉNESE apoia projetos de natureza científica e projetos de iniciativa comunitária, nas áreas da fibrose quística, hemato-oncologia com enfoque nas doenças linfoproliferativas, hepatites virais crónicas B e/ou C e infeção por VIH/SIDA.

Na edição de 2014 candidataram-se mais de 60 projetos nacionais, submetidos por diferentes entidades científicas, académicas e da sociedade civil. Foram distinguidos 14 projetos pela sua qualidade e potencial contributo para a otimização da prática clínica, da melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos resultados em saúde.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 para incentivar, a nível nacional, a investigação translacional e clínica, a geração de dados e a educação para a saúde em diversas áreas terapêuticas.

A edição de 2015 do Programa Gilead GÉNESE conta com uma estrutura orgânica própria constituída por uma Comissão Consultiva, órgão conselheiro que irá, entre outras, definir e legitimar cientificamente a divulgação do Programa Gilead GÉNESE.

A Comissão Consultiva este ano é composta pelo Prof. Doutor Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC); pelo Prof. Doutor António Rendas, Reitor da Universidade Nova de Lisboa; pela Dr.ª Paula Guimarães, Presidente do GRACE; e pela Dr.ª Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e do Pavilhão do Conhecimento.

A avaliação dos projetos científicos será efetuada por uma Comissão Externa de Avaliação, constituída por Peritos de diferentes áreas onde se inclui a Prof.ª Doutora Isabel Pedroto, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF); o Dr. Joaquim Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sisa (APECS), o Dr. Jorge Soares, Diretor da Fundação Calouste Gulbenkian; e o Dr. Nuno Miranda, Assistente Hospitalar graduado de Hematologia Clínica, Unidade de Transplantação do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Para avaliar os projetos de iniciativa comunitária foi igualmente constituída uma Comissão Externa de Avaliação integrada pela Dr.ª Clara Carneiro, Consultora para os Assuntos da Política de Saúde da Casa Civil do Presidente da República; pelo Prof. Doutor Constantino Sakellarides, Professor Catedrático Jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa; pela Dr.ª Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa; pelo Prof. Doutor Paulo Ferrinho, Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa; e pelo Prof. Doutor Pedro Pita Barros, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Espera-se que a evidência gerada pelos projetos apoiados no âmbito do Programa Gilead GÉNESE venha contribuir para a otimização da prática clínica, melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos resultados em saúde, ganhos de eficiência e adequação de políticas de saúde.

Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE poderão ser consultadas no site www.gileadgenese.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.