Depois do Papa Francisco ter dado início ao Ano Santo no passado dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa, o ‘Abertura do Ano Jubilar Universal’ vai ser formalmente aberto na diocese de Setúbal, no próximo domingo, dia 29, com o Cardeal D. Américo Aguiar, a presidir à eucaristia
A cerimónia terá início às 15h30 com uma procissão que sairá da Igreja de S. Julião, na Praça do Bocage em Setúbal, em direção à Sé de Setúbal. Espera-se a presença de fiéis de toda a diocese.
O que é o Jubileu Universal de 2025?
Na sua origem, ainda no Antigo Testamento, o objetivo do Ano Jubilar era ser uma ocasião para restabelecer uma correta relação com Deus, entre as pessoas e com a criação, e implicava a remissão de dívidas, a restituição de terrenos arrendados e o repouso da terra. O ano santo de 2025 vai ser o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja; o Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro ano santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.
O Jubileu, com raízes no ano sabático dos judeus, explica o Vaticano, “consiste num perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e na possibilidade de renovar a relação com Deus e o próximo”. Esta indulgência implica obras penitenciais, incluindo peregrinações e visitas a igrejas.
Fonte: Diocese de Setúbal