Home » Agenda » Iniciativas Culturais » Abertura noturna do Palácio Nacional de Queluz
A Parques de Sistra assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no próximo dia 18 de abril, com a abertura noturna e gratuita do Palácio Nacional de Queluz. Segundo a nota daquela entidade, as visitas, que também incluem o acesso ao Jardim de Malta e ao Jardim Pênsil, são gratuitas e decorrem entre as 20h00 e as 00h00, sendo a última entrada às 23h30. O evento tem uma capacidade limitada a 2.800 pessoas e exige inscrição prévia. Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é subordinado ao tema “Património e Paisagem Rural” e procura incentivar a reflexão acerca da interação permanente entre estes elementos e os seus impactos. O Palácio Nacional de Queluz está construído numa região cuja paisagem se alterou radicalmente desde o século XVIII até ao presente. Com o intuito de mostrar como a Quinta de Queluz se transformou em Palácio Real, será exibido, no auditório do palácio, localizado junto à cafetaria, um pequeno filme de animação pensado para todos os públicos. Tanto a cafetaria, como a loja do Palácio, estarão abertas para apoio aos visitantes que participem na iniciativa. A disponibilização das inscrições para a abertura noturna será divulgada em breve no site da Parques de Sintra (www.parquesdesintra.pt) e nas suas redes sociais. Assim, dado que a inscrição prévia online é obrigatória, todos os interessados devem manter-se atentos aos canais de comunicação da empresa. No dia do evento, a entrada será efetuada por ordem de chegada, dependendo o tempo de espera do número de participantes. No entanto, todos os inscritos que estejam no local até à hora da última entrada terão acesso garantido. A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos. Em 2018, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,5 milhões de visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação. São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças, que representa o Estado, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

Abertura noturna do Palácio Nacional de Queluz

A Parques de Sistra assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no próximo dia 18 de abril, com a abertura noturna e gratuita do Palácio Nacional de Queluz. Segundo a nota daquela entidade, as visitas, que também incluem o acesso ao Jardim de Malta e ao Jardim Pênsil, são gratuitas e decorrem entre as 20h00 e as 00h00, sendo a última entrada às 23h30. O evento tem uma capacidade limitada a 2.800 pessoas e exige inscrição prévia.

Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é subordinado ao tema “Património e Paisagem Rural” e procura incentivar a reflexão acerca da interação permanente entre estes elementos e os seus impactos. O Palácio Nacional de Queluz está construído numa região cuja paisagem se alterou radicalmente desde o século XVIII até ao presente. Com o intuito de mostrar como a Quinta de Queluz se transformou em Palácio Real, será exibido, no auditório do palácio, localizado junto à cafetaria, um pequeno filme de animação pensado para todos os públicos.

Tanto a cafetaria, como a loja do Palácio, estarão abertas para apoio aos visitantes que participem na iniciativa.

A disponibilização das inscrições para a abertura noturna será divulgada em breve no site da Parques de Sintra e nas suas redes sociais. Assim, dado que a inscrição prévia online é obrigatória, todos os interessados devem manter-se atentos aos canais de comunicação da empresa. No dia do evento, a entrada será efetuada por ordem de chegada, dependendo o tempo de espera do número de participantes. No entanto, todos os inscritos que estejam no local até à hora da última entrada terão acesso garantido.

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2018, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,5 milhões de visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças, que representa o Estado, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.