Site icon Ipressjournal

ABRIU A FEIRA INTERNACIONAL DE MAPUTO (FACIM)

Leopardo do Gilé

Abriu, nesta segunda-feira, dia 26 de Agosto a 49ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM- cujas siglas originais indicam Feira Agro Comercial e Industrial de Moçambique), a maior mostra empresarial em Moçambique.

Até ao próximo domingo, cerca de 2000 empresas nacionais e estrangeiras irão expôr os seus produtos e marcas, em que o grande objectivo é a promoção dos seus negócios. A abertura oficial da feira foi feita pelo Presidente da República Moçambicana, Armando Guebuza, que, na ocasião, enalteceu o papel dos organizadores, nomeadamente, o Instituto para a Promoção das Exportações (IPEX), pelo elevado número de expositores e o alargamento do espaço destinado às províncias.

Guebuza afirmou que “esperamos que esta feira seja melhor que a dos anos anteriores, visto que dispusemos de maior espaço representando um significativo aumento, em relação ao ano de 2012”.

A cerimónia de abertura foi marcada pela entrega de prémios a empresas estabelecidas no país e que melhor se destacaram na exportação de produtos nacionais. O que é de realçar também devido ao crescimento da economia e do poder de compra dos moçambicanos que atraem as empresas portuguesas como a Frigoríficos Imperial e Bluepharma a exporem os seus produtos nesta 49.ª FACIM.

Portugal é novamente, o país estrangeiro com maior presença na FACIM, com mais de 150 empresas portuguesas ou com capital português, maioritariamente concentradas no pavilhão organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Com oito anos consecutivos a participar na FACIM, Manuel Fonseca, da Frigoríficos Imperial, disse que a empresa tornou-se regular no certame, animada pelos bons resultados das suas máquinas de refrigeração de bebidas no mercado local, vincou que “é uma aposta com bons resultados, o crescimento tem tendência a continuar. Temos necessidade de vender e as pessoas têm necessidade de comprar”, diante de um stand recheado de frigoríficos e torneiras de cerveja, alguns dos produtos da empresa.

Para melhor potenciar a oferta e capitalizar as oportunidades de negócio em Moçambique, a Frigoríficos Imperial associou-se à distribuidora sul-africana Liquid Logics, que tem uma parceria com o gigante mundial de cerveja SAB Miller, detentora da maior fábrica do sector em Moçambique, CDM, disse Manuel Fonseca, “temos incrementado as vendas, o nosso distribuidor tem acesso a todos estes países da África Austral ligados à SAB Miller”.

Presente em Moçambique desde 2012, através de uma subsidiária local, a farmacêutica

Bluepharma cumpre este ano a segunda participação na FACIM, apostando num mercado em “franco crescimento”. “Temos medicamentos na área da cardiologia, do sistema nervoso central, alguns antibióticos e anti-inflamatórios. Acreditamos que Moçambique está em franco desenvolvimento, o poder de compra aumentou e o preço dos medicamentos baixou”, disse Paulo Barradas, presidente-executivo e fundador da Bluepharma. Para Paulo Barradas, com universidades a formar quadros qualificados na área farmacêutica e serviços de fiscalização actuantes, Moçambique tem condições para, a médio ou longo prazo, criar a sua própria indústria farmacêutica.

Por: Leopardo do Gilé, algures em Moçambique
“escreve sem o acordo ortográfico”

Partilhe:
Exit mobile version