Home » Saúde » ACA inaugurou novo Quiosque da Saúde em Alcântara!
Associação Conversa Amiga - Quiosque da Saúde em Alcântara
Associação Conversa Amiga - Quiosque da Saúde em Alcântara

ACA inaugurou novo Quiosque da Saúde em Alcântara!

A Associação Conversa Amiga (ACA), promotora da iniciativa Quiosque da Saúde, inaugurou um novo quiosque em Alcântara, com o apoio da Fundação PT, o terceiro desde o lançamento deste projeto de empreendedorismo social.

A Fundação PT apoia desde a primeira hora o projeto Quiosque da Saúde, uma iniciativa que pretende facilitar o acesso a cuidados de saúde primários a pessoas idosas e outras da comunidade, ao mesmo tempo que minimiza o isolamento e a exclusão que a idade e falta de acesso à saúde potenciam.

A participação da Fundação neste projeto pioneiro e inovador passa essencialmente por disponibilizar equipamentos tecnológicos e serviços de comunicação que permitem o registo das situações clinicas das pessoas atendidas no Quiosque de Saúde, e, em caso de necessidade, o respetivo encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde.

Este quiosque funciona como um pequeno consultório, aberto várias vezes por semana, com profissionais e voluntariado de medicina e/ou enfermagem. Através de consultas e conversa, o Quiosque da Saúde permite acesso básico à saúde de forma simples e próxima, promovendo o bem-estar e felicidade das pessoas.

Através da disponibilização das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, que atualmente equipam os três Quiosques da Saúde já em atividade, a Fundação PT pretende contribuir para o sucesso desta iniciativa, indo ao encontro de um dos seus compromissos, a saúde e o bem-estar da sociedade em que se insere.

Presente já nas Olaias (Lisboa) e em Pegões (Montijo), o projeto que tem vindo a ser reconhecido nos últimos dois anos, nomeadamente, pela Fundação Manuel António da Mota e pela Missão Sorriso, promove agora em Alcântara uma “nova relação com a saúde – fácil, simples, próxima, com interação social – tal como é comprar uma revista ou jornal a um quiosque”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.