Site icon Ipressjournal

Acidentes com Peões concentrados no Telemóvel

Os acidentes com peões são cada vez mais preocupantes, sobretudo quando um número crescente de pessoas atravessam estradas ou ruas, a falar ao telemóvel ou enviar mensagens, de forma despreocupada, alheios ao que se passa à sua volta.

De acordo com números oficiais, mais de 85,000 peões perderam a vida em acidentes de viação nas estradas europeias, entre 2003 e 2013, dos quais, os jovens dos 18 aos 24 anos de idade, já são a faixa etária com maior número de vítimas.

Segundo um estudo encomendado pela Ford, foram inquiridas mais de 10.000 pessoas em toda a europa, para dimensionar o problema dos peões que atravessam a estrada distraídos, incluindo situações onde não existem pontos de passagem oficiais, as denominadas passadeiras.

A maioria dos utilizadores de smartphones entrevistados (57%) admitiram utilizar os seus dispositivos quando atravessam a estrada, mesmo quando não existe uma zona de passagem formal, e cerca de metade (47%) afirmaram falar ao telefone nesta situação.

Os indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos de idade, são os mais propensos a usar telefones ou dispositivos móveis (86%), admitem falar ao telefone (68%), escutar música (62%), enviar mensagens (34%), terem sofrido um acidente ou terem estado perto disso (22%) enquanto atravessam a estrada.

Entre os peões dos 10 países alvo do inquérito patrocinado pela Ford, 83% dos romenos apresentam a maior probabilidade de atravessar a estrada enquanto utilizam os smartphones, seguidos de 67% de italianos e 65% de espanhóis inquiridos.

* Inquérito conduzido entre 02 e 13 de Setembro de 2015. Amostra: 10,022 adultos utilizadores de smartphone ou dispositivo móvel, na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido, Roménia e Turquia.

Partilhe:
Exit mobile version