Home » Desporto » Automobilismo » ACP Clássicos: Passeio dos Alemães sábado a norte e sul
ACP Clássicos: Passeio dos Alemães Passeio no Sábado

ACP Clássicos: Passeio dos Alemães sábado a norte e sul

O Passeio dos Alemães, é mais um evento do ACP Clássicos, que no próximo sábado levará centena e meia de alguns dos mais históricos e emblemáticos automóveis produzidos na Alemanha a desfilar a Norte e a Sul do país.

É comum associarmos a Alemanha aos automóveis premium, mas também a modelos que foram determinantes na democratização da mobilidade a milhões de europeus no pós-guerra. Um país com uma enorme cultura automobilística e, por isso mesmo, com um portefólio de modelos que fizeram e fazem a História não apenas da Europa.

Estarão presentes, diferentes gerações do Porsche 911 e do Mercedes-Benz SL, o popular Volkswagen Carocha, o espartano Trabant, ou exclusivos modelos da Audi, BMW, Opel, entre outras marcas…

Numa concentração de homenagem às marcas e modelos automóveis alemães, o ACP Clássicos leva a cabo no próximo sábado (dia 26), o Passeio dos Alemães. No Norte, com partida da Maia, e pela primeira vez também no Sul, com arranque de Oeiras (Estádio Nacional do Jamor), a “viagem” vai concentrar mais de 150 carismáticos automóveis com ADN exclusivamente germânico e proporcionar emoções aos entusiastas que os vão conduzir e ao público que os vai admirar.

Um mês após o bem-sucedido Passeio dos Ingleses, os automóveis clássicos e neoclássicos voltam a ganhar protagonismo pela mão do ACP Clássicos, mas, desta feita, com “sotaque” alemão.

Dedicado aos modelos germânicos que ajudaram a escrever a história da indústria automóvel, o Passeio dos Alemães representa uma oportunidade única de convívio entre aficionados de marcas como a Porsche, a Mercedes-Benz, a BMW, a Audi, a Volkswagen e a Opel, só para falar das mais representativas.

Mais de 150 automóveis – cerca de 100 a Sul e 50 a Norte – de nove marcas prometem causar sensação por onde quer que passem, até porque, na concentração, vão estar representadas diversas gerações de modelos icónicos, como as do Mercedes-Benz SL – 190, W113 (“Pagode”), R 107 (“Dallas”) e R129 – ou do Porsche 911 – Série G, 964, 993, 996 e 991 -, a par de outros “ilustres”, como o revivalista BMW Z8.

Mas o evento também reunirá modelos símbolos da democratização do automóvel e, por isso mesmo, com um lugar especial na História da Europa, como o Volkswagen Carocha, ainda hoje conhecido pelo “Carro do Povo”, ou o pitoresco e não menos popular na ex-RDA, Trabant, símbolo ideológico da “Cortina de Ferro”.

Passado e presente vão, portanto, cruzar-se, da mesma forma que muitos dos participantes também simbolizarão diferentes gerações, mas com um gosto particular em comum: os automóveis de origem alemã.

Estreia a Sul

Pela primeira vez, o evento realiza-se em simultâneo no Sul e no Norte, replicando o modelo do Passeio dos Ingleses, com os participantes a dividirem-se num Grupo Turístico e num Grupo Desportivo, consoante pretendam usufruir de uma experiência mais relaxante ou com mais adrenalina.

No Passeio dos Alemães – Sul, a concentração dos automóveis está marcada entre as 08h00 e as 09h00 no Estádio Nacional do Jamor, local perfeito para o público apreciar os mais de 100 emblemáticos automóveis. O acesso ao parque de estacionamento (identificado com sinalética) é feito pela estrada nacional que liga a marginal à A5. A partida está marcada para as 09h00, em direção a Montargil, onde decorrerá o almoço de encerramento (no Hotel Nau Lago Montargil), num percurso de cerca de 125 quilómetros.

Pelo meio, os proprietários de automóveis germânicos dividir-se-ão no Grupo Turístico para visitarem o Fluviário de Mora e no Grupo Desportivo para efetuarem uma mini experiência de regularidade histórica, na zona de Erra, em Coruche.

Já a Norte, o Passeio dos Alemães também promete um dia memorável. A Quinta dos Cónegos, na Maia, servirá de ponto de encontro, às 9h00, para a “família” alemã, que rumará até Vila Nova de Cerveira para o almoço no Restaurante Dom Júlio. Tal como acontece na concentração do Sul, também no Norte, é dada aos participantes a possibilidade de rolarem em ritmo de passeio, com visita marcada para o Navio Hospital Gil Eanes, em Viana do Castelo, ou experimentarem sensações mais fortes, na Serra de Arga, simulando uma prova especial de regularidade histórica.

Luís Cunha, Secretário-Geral do ACP Clássicos, sublinha: “O Passeio dos Alemães é um evento com grande potencial de evolução e a prova é que, logo na primeira vez que se realiza a Sul, às portas de Lisboa, atrai mais de 100 equipas. No Norte, serão mais 50, o que prova, de facto, que também as marcas alemãs têm grande expressão no universo dos clássicos, com modelos muito representativos, tornando o convívio muito apelativo para diferentes gerações de participantes. Em termos de estrutura do evento, tanto a Norte como a Sul, optámos por manter a fórmula de sucesso já usada no Passeio dos Ingleses, oferecendo aos participantes a possibilidade de explorar os seus carros, num ritmo mais vivo ou contido, sendo esse também um dos pilares de sucesso do evento”.

Programa, dia 26 de março (sábado)

Passeio dos Alemães – Sul

09h00 – Concentração no Estádio Nacional (junto à entrada para a Tribuna de Honra – entrada pela EN6-3), no Jamor
10h00 – Partida do Passeio em direção a Montargil
11h30 – Visita ao Fluviário de Mora (Grupo Turístico)
11h30 – Treino de regularidade na zona de Erra, Coruche (Grupo Desportivo)
13h30 – Chegada ao Hotel Nau Lago Montargil
14h00 – Almoço no Hotel Nau Lago Montargil

Passeio dos Alemães – Norte

9h00 – Concentração na Quinta dos Cónegos, na Maia
09h30 – Visita à Quinta dos Cónegos
10h00 – Partida do Passeio em direção a Vila Nova de Cerveira
11h30 – Visita ao Navio Hospital Gil Eanes em Viana do Castelo (Grupo Turístico) e treino de regularidade na Serra de Arga (Grupo Desportivo)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.