Adjetivos mais usados para vender uma casa em Portugal

Adjetivos mais usados para vender uma casa em Portugal

Um estudo realizado pela plataforma de classificados “idealista“, analisou os adjetivos mais usados nas descrições dos anúncios e revela que “excelente”, “magnífica” e “luminoso” são as qualidades que mais destacam os proprietários e os profissionais imobiliários.

A lista dos 10 adjetivos mais utilizados completa-se com “belíssima”, “sossegada”, “espaçoso”, “ampla”, “tranquila”, “luxo” e “fantástica”.

Os diferentes adjetivos qualificativos marcam também os preços da habitação. Assim sendo, os “excelentes” têm um preço médio de 304.220€ enquanto os anúncios que incluem a palavra “magnífica” situam-se nos 416.212 euros. Os “luminosos” têm um preço médio de 408.670 euros, as “belíssimas” 414.911 euros e as “sossegadas” 365.755 euros. As “fantásticas” são mais caras (420.735 euros) do que as “tranquilas” (360.093 euros) e mais baratas que as de “luxo” (477.266 euros).

Em função do intervalo de preço em que se encontra à venda o imóvel, os adjetivos preferidos dos vendedores também variam. Nas casas mais exclusivas, com um preço superior a um milhão de euros, “magnífica” é o adjetivo mais utilizado, seguido por “luminosa”, “belissímo”, “excelente” e “ampla”. Nos intervalos de preços mais económicos, com um valor inferior aos 150.000 euros, os principais adjetivos são similares aos gerais, surgindo dois novos conceitos: “ótimo” e “especial”.

Neste estudo, concluiu-se ainda que os proprietários preferem utilizar adjetivos do género feminino (17 dos 30), seguido pelo género masculino (7) e neutro (6).

Apesar das diferenças entre os vários mercados imobiliários do país, a maioria dos proprietários partilha as mesmas capacidades descritivas na hora de vender as suas casas: “excelente” e “magnífica” são os reis do vocabulário imobiliário em quase todas as regiões. O adjetivo “espaçoso” surge também em todas as regiões, enquanto o Centro é a única região que não contempla “luminoso” na sua lista de adjetivos mais utilizados.

Dentro do intervalo de preços mais baixos, menos de 150.000 euros, na região de Lisboa surge “remodelado” e no Algarve “renovado”, adejtivos que não se encontram na lista das restantes regiões.

No mercado de mais de um milhão de euros, “luxo” é transversal a todas as regiões. Nas regiões do Alentejo, Algarve, Madeira e Lisboa, “única” é o adjetivo comum a todas elas, sendo que na região de Lisboa os proprietários preferem usar o seu género masculino “único”. Por outro lado, no Centro e Norte, “original” e “especial” é a forma utilizada para descrever os imóveis de luxo.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close