A AEP Associação Empresarial de Portugal, tem programadas para o período entre 23 de setembro e 9 de dezembro, 17 missões empresariais, entre as quais, a primeira à Etiópia, uma missão de prospeção comercial e recolha de informação sobre os planos de combate à pobreza, de incremento da competitividade agrícola do país e de investimentos em infraestruturas, que o Governo etíope tem em curso, com o apoio de organizações multilaterais.
Aberta a operadores económicos de todos os sectores, esta primeira missão associativa àquele país, que terá lugar de 4 a 9 de dezembro, contempla a realização de reuniões de negócios e de encontros institucionais em Adis Abeba, a capital do segundo país africano mais populoso, com cerca de 97 milhões de habitantes.
No regresso, os especialistas da AEP Internacionalização terão feito mais de 173.677 quilómetros de avião num só ano, com a associação a contabilizar 493 ações realizadas no estrangeiro nos últimos 26 anos em prol da diversificação do relacionamento comercial das empresas portuguesas e do alargamento da base exportadora do país.
“A AEP continua a ser a instituição privada mais ativa na internacionalização empresarial e com mais iniciativas de âmbito multissectorial realizadas anualmente nesta área no nosso país”, afirma Mónica Moreira, diretora da AEP Internacionalização. “No fim desta edição do programa ‘Business on the way’, deveremos ter ultrapassado largamente as 6.000 participações em 26 anos de atividade, o que traduz a confiança do tecido empresarial e o reconhecimento das entidades públicas no nosso trabalho”, sublinha a responsável pela estrutura associativa vocacionada para a internacionalização e a promoção externa.
“Temos conseguido responder às necessidades das PME portuguesas e contribuir para o aumento das exportações, mas vamos continuar a inovar e a valorizar os produtos e as marcas portugueses por todo o mundo, com um programa estruturado de ações tendentes à penetração em novos mercados e à consolidação da presença de Portugal junto dos nossos parceiros económicos tradicionais”, acrescenta Mónica Moreira.
Para “potenciar o excelente interface relacional” com tantas empresas e “estimular uma comunicação de proximidade” sobre os mercados abrangidos pelo programa “Business on the way” e os apoios à internacionalização disponíveis, a AEP acaba de ativar um portal eletrónico e de lançar a revista “BOW” , disponível em edição digital e impressa.
Em 2015 e ao abrigo do programa “Business on the way”, a AEP levou a efeito 38 ações de promoção externa (20 feiras de negócios, 13 missões empresariais ao estrangeiro, quatro missões inversas e uma ‘market week’) dirigidas a 23 mercados, as quais envolveram 263 participações: 65 de médias, 55 de pequenas, 18 de micro e oito de grandes empresas.
Sectorialmente, a fileira da construção foi a maior protagonista, com 60 participações, 40 das quais pertenceram a fabricantes ou distribuidores de materiais de construção. Seguiram-se os operadores dos sectores da alimentação (20), bebidas (19), mobiliário e artigos para casa (13) e decoração de interiores e exteriores (11).
O programa de internacionalização da AEP para 2016 é cofinanciada pelo Compete 2020, no âmbito do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.