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Agências Regionais e Privados são os principais promotores tuisticos!

O Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes afirmou na conferência subordinada ao tema: “Turismo: Mudanças dos Paradigmas de Negócio” que teve lugar no na Porto Business School, que “As agências regionais de promoção turística têm vindo a desenvolver um trabalho notável. Hoje, o governo só pode promover o destino ‘Portugal’ graças aos investimentos privados e das entidades regionais, no cuidado dos espaços e no desenvolvimento de serviços de elevada qualidade”.

O vice-presidente da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Álvaro Carvalho, afirmou na sua interbenção que “o turismo deve ser regional e alertou para a necessidade de descentralizar as tomadas de decisão, para que cada região possa analisar e agir sobre as suas potencialidades”.

A partir dos case studies de empresas como a Travelport, TAP, Ryanair, ANA-Aeroportos de Portugal, APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, Grupo Pestana Hotels & Resorts, Hoti Hotéis, Fundação de Serralves e Douro Azul, foram lançadas para debate questões relativas à distribuição, acessibilidades, hotelaria e eventos e atividades. Fatores como a mudança do consumidor – cada vez mais informado, exigente e segmentado – a explosão da oferta, que se revela maior do que a procura, bem como o surgimento de novos players – na hotelaria, restauração, companhias aéreas – e ainda a elevada acessibilidade e crescimento da venda direta são alguns dos principais desafios do setor.

A diretora de marketing da TAP, Paula Canada, reforçou que Portugal deve posicionar-se como um hub, por reunir o potencial para ligar vários destinos entre a Europa e a América Latina, indo ao encontro da intervenção de Helena Gomes Fernandes, representante da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, cada vez mais focada na preparação de infraestruturas para tornar Portugal e o Porto em importantes portas de entrada.

Em conclusão, na sessão destacou-se a importância da inovação e qualidade dos serviços prestados e o estabelecimento de parcerias entre entidades, elementos-chave para posicionar e consolidar Portugal como um forte destino. A par disso, foi ainda realçado o impacto da nova estratégia de promoção de Portugal nos diversos canais de comunicação – com enfoque no online – no crescimento do setor do turismo.

“Assistimos a uma verdadeira revolução no processo de escolha do consumidor: hoje mudamos do funil para o cálice. No atual ciclo de viagem, o consumidor sonha, planeia, reserva, vive e, em todas as fases, partilha. A comunicação do destino ’Portugal’ é segmentada para cada uma das fases. As campanhas são desenvolvidas maioritariamente online e assentam no apoio à venda, captação de rotas, relação com media e marketing digital”, explica o secretário de Estado do Turismo. De acordo com Adolfo Mesquita Nunes, os dados mais recentes, de abril de 2014, mostram que Portugal cresceu 11% no número de turistas estrangeiros e 11.8% no mercado interno.

“O setor do turismo em Portugal é um exemplo com o qual devemos aprender, para replicar noutras áreas e setores. Ao juntarmos a universidade com o setor privado e entidades públicas, e graças à apresentação de casos de sucesso e crescimento, vemos possível concretizar uma das missões da Porto Business School: melhorar a qualidade da gestão. Voltada para a internacionalização, a Porto Business School tem-se evidenciado como um polo de atração de alunos estrangeiros e procura investir para a criação da marca Portugal”, salientou Nuno de Sousa Pereira, Dean da Porto Business School, no encerramento da sessão.

Portugal fechou o primeiro trimestre de 2014 com um aumento de 7.1% do número de turistas, bem como o número de dormidas que cresceu 4% e os hóspedes aumentaram 6%. De acordo com a Organização Mundial de Turismo, Portugal ocupa a 13ª posição no mundo entre os países com maior número de turistas.

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