Home » Agenda » Eventos » Agricultura Familiar em debate no Poceirão

Agricultura Familiar em debate no Poceirão

A Câmara Municipal de Palmela e a Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal promovem, no dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Poceirão, o Debate “Agricultura Familiar, contributo para um sistema alimentar sustentável e para um mundo rural vivo”. A iniciativa, que tem início às 10 horas, integra uma Mesa Redonda com a participação da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal e da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.

O presente ano foi proclamado como Ano Internacional da Agricultura Familiar pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e com 2014 a chegar ao fim, importa refletir sobre os caminhos percorridos e perceber quais os contributos que esta efeméride trouxe à agricultura familiar, entendida pela ONU como «forma de garantir a produção agrícola e silvícola, assim como a pesca e o pastoreio, gerida e dirigida por uma família». Com este debate, pretende-se perceber quais as repercussões que a declaração de Paris, assinada pelos Ministros da Agricultura da União Europeia, teve para com os agricultores nacionais e se as comemorações deste ano internacional cumpriram o seu objetivo de promover o reconhecimento da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável.

A agricultura familiar garante 70% do total da alimentação consumida pela humanidade, o que faz dela o principal sistema de abastecimento alimentar. Em Portugal, é, também, responsável pela maior parte da produção agrícola e são apenas 12% os agricultores que vivem em exclusivo da agricultura. Uma parte significativa da produção agrícola é assegurada por pessoas de idade avançada, cujas reformas são insuficientes para assegurar a sua existência, obrigando-as a permanecer no ativo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.