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Airbus A321LR da TAP vai voar para Telavive e Nova Yorque

Airbus A321LR da TAP vai voar para Telavive e Nova Yorque

O Airbus A321 Long Range é primeiro avião narrow body da TAP, com capacidade para operar rotas de longo curso, incluindo rotas transatlânticas, este avião que já está a voar para destinos europeus e foi agora registado, para poder iniciar voos para Telavive e Nova Iorque.

Apesar de ser um avião da família narrow body, que habitualmente opera rotas de médio curso, este avião tem características inovadoras, permitindo efetuar rotas de maior alcance, oferecendo aos passageiros o conforto premium de um avião do longo curso.

Com 16 assentos full flat em executiva, quatro deles individuais, este avião oferece também mais espaço em económica, equivalente ao disponível no Airbus A330neo, com cadeiras ergonómicas e espaçosas e um sistema de entretenimento e conectividade a bordo que permite o envio gratuito e ilimitado de mensagens escritas.

O primeiro A321LR da TAP, o CS-TXA, já se encontra em operação em rotas europeias, mas desde quarta-feira, 22 de maio, está registado para iniciar também voos nas rotas de Telavive e Nova Iorque.

A capacidade para operar voos transatlânticos é uma mais valia do Airbus A321LR, da qual a TAP pode tirar o máximo partido, fruto da posição geográfica de Portugal, que permite a este avião operar, quer para a costa leste dos Estados Unidos quer para o nordeste do Brasil, a partir do Porto ou Lisboa.

A frota da TAP ganha assim mais flexibilidade, que será útil à Companhia já este verão, com o incremento de passageiros previsto com a abertura de novas rotas e aumento de frequências.

Ao longo dos últimos 12 meses, a TAP tem vindo a fazer vários investimentos com vista a melhorar a sua operação. A Companhia tem vindo a contratar mais pessoas, quer para as suas operações de voo (pilotos e tripulantes de cabina) quer para posições nos aeroportos, designadamente mais 70 turnaround coordinators, responsáveis pela coordenação em terra das atividades associadas à rotação de um avião entre diferentes voos.

Por outro lado, a TAP tem vindo a assegurar a existência de três aviões de reserva (dois de médio e um de longo curso), para fazer face a irregularidades.

Os vários investimentos que a companhia tem feito no reforço de pessoal e equipamentos, bem como o seu foco na melhoria da pontualidade, já têm vindo a dar resultados ao longo deste ano. A percentagem de cancelamentos de voos desde o início deste ano diminuiu 75% face ao ano passado, o que coloca a TAP melhor do que a média da indústria.
No geral, os atrasos provocados por fatores internos melhoraram todos significativamente, nomeadamente atrasos por motivos de handling (-35%) e por tripulação (-54%). A pontualidade de Janeiro a Maio, face ao mesmo período do ano passado, apresentou uma melhoria de sete pontos percentuais, no acumulado, registando vários meses com níveis superiores a 80%, com exceção para períodos de condicionamento por meteorologia ou por capacidade do aeroporto.

“Estamos preparados para o verão. Fizemos a nossa parte. Melhorámos em tudo aquilo que depende da TAP. Estamos animados com as reservas de passagens para este verão e confiantes que as medidas que tomámos nos últimos 12 meses nos permitirão ter um verão muito melhor que o do ano passado”, afirma Antonoaldo Neves, CEO da TAP.

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