Home » Atualidade » Nacional » Ajuda em Ação apoia famílias carenciadas em Camarate
Ajuda em Ação apoia famílias carenciadas em Camarate
Ajuda em Ação apoia famílias carenciadas em Camarate

Ajuda em Ação apoia famílias carenciadas em Camarate

A Organização Não Governamental (ONG), “Ajuda em Ação” está a apoiar 32 famílias em Camarate, no concelho de Loures, que estão com dificuldades para garantir a sua alimentação diária.

Esta ONG que atua habitualmente em áreas de maior debilidade social, está a utilizar a Escola E.B. 2,3 Mário de Sá Carneiro, em Camarate, que se encontra encerrada devido à situação pandemica COVID-19, para apoiar as famílias que estão com dificuldades naquele concelho.

Numa resposta de emergência aos efeitos económicos da COVID-19, a ajuda desta ONG chega na forma de cartões que são entregues às famílias apoiadas, para que elas próprias façam a aquisição de bens alimentares e de higiene.

Estes cartões de apoio social tem um valor mensal de 100 euros, para ser gasto num supermercado local. Esta é a primeira fase da resposta de emergência, que deverá decorrer ao longo dos próximos três meses.

Para assegurar o sucesso desta ação de apoio a famílias em situação mais vulnerável, a “Ajuda em Ação” lançou uma campanha de crowdfunding, que conta com o apoio de todos os que estiverem interessados em ajudar, fazendo um donativo, mesmo que singelo, que assegure a a continuação do trabalho desta ONG. “Queremos fazer mais e para isso precisamos da ajuda de todos”, refere Mário Rui, diretor de programas da “Ajuda em Ação” em Portugal.

Segundo a ONG, a decisão de distribuir cartões de apoio alimentar, teve a ver com a necessidade de conferir responsabilidade às famílias, mas sobretudo dignidade: serão elas próprias a gerir o dinheiro, de acordo com as suas necessidades.

Mas a resposta de emergência não termina com a entrega dos cartões, estendendo-se ao acompanhamento de todo o processo e ao apoio psicossocial das famílias, ações que contam com a cooperação das entidades envolvidas, incansáveis nesta ajuda.

Perante esta nova realidade, mudou também o apoio que a ONG presta às populações mais vulneráveis na freguesia do concelho de Loures, em conjunto com vários parceiros locais. Se antes da pandemia a Ajuda em Ação estava concentrada no desenvolvimento de um plano educativo para crianças e jovens e de empreendedorismo para as mulheres de Camarate, os pedidos de ajuda das famílias em termos de aquisição de bens essenciais fizeram-se ouvir mais alto e foi preciso agir para garantir algo essencial: a alimentação das famílias que já sofrem na pele as consequências económicas da pandemia.

Sobre a “Ajuda em Ação”:

A Ajuda em Ação é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional de origem espanhola, com presença em Portugal. Foi fundada em 1981 e atua em áreas como a pobreza, a desigualdade, a vulnerabilidade, a exclusão social e as alterações climáticas, com o objetivo de potenciar a dignidade e solidariedade para a construção de um mundo mais justo. Atualmente juntou à sua missão a luta contra a disseminação do novo coronavírus e a pobreza, um dos seus efeitos colaterais. Aqui contamos-lhe tudo acerca da situação, desafios e respostas dadas nos países onde está a ONG, de forma a ajudar quem mais precisa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.